Ao ter uma chance de se livrar do vício das drogas, Pedro Barbosa de Sousa Júnior, conseguiu sair de um ciclo de crimes e dar outro sentido à vida. Hoje é operador de secador em uma fazenda no Sul do Tocantins. Sua história de superação faz parte da segunda temporada da websérie Justiça seja feita denominada “Justiça – a chance do recomeço”.
O episódio “Livre da Dependência” fica disponível a partir desta terça-feira (12/3), no canal do Youtube do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO). Viciado em crack, Pedro cometeu diversos crimes e foi condenado a mais de 22 anos de prisão por furto e roubo. Enquanto cumpria pena em regime fechado, recebeu o benefício de ser internado na Fazenda da Esperança, onde ficou por alguns anos.
“Com 26 anos, eu conheci o crack. Aí quando eu conheci o crack eu já não dei conta mais de trabalhar, não dei conta mais de sustentar o meu vício também vendendo a droga e aí e comecei a cometer delito. Comecei a cometer furto, roubo. E nessa trajetória eu fui preso várias vezes.”
O episódio traz também a entrevista do juiz Océlio Nobre, que ressalta sobre a importância de um olhar humano em todo o Sistema de Justiça para que aqueles que cometeram um crime possam refazer a vida.
“Nós queremos tratar todos esses pacientes como mesmo remédio: prisão. A prisão é o remédio universal para os problemas que não queremos olhar de frente. Com a prisão eu não preciso discutir se a situação de miserabilidade, de vulnerabilidade das pessoas é que está causando o crime. Eu prendo, dou uma resposta rápida para a sociedade e não vou questionar aquilo ali.”
A temporada “Justiça – a chance do recomeço” conta com quatro episódios que contam a trajetória de pessoas que cometeram crimes, mas que por meio de ferramentas e ações do Judiciário tiveram a oportunidade de se reinserir na sociedade.
O Justiça seja feita
O programa tem a coordenação da diretora de Comunicação do TJTO, jornalista Kézia Reis, produção da jornalista Elisangela Farias, com o apoio de toda a equipe do Cecom e da produtora Lampion Agência Digital. A cada temporada, o produto de comunicação busca apresentar por meio da técnica de storytelling, narração de histórias, o trabalho da Justiça nas diferentes áreas de atuação, sob a perspectiva do seu principal cliente, o cidadão e a cidadã tocantinenses.
A primeira temporada foi lançada em maio de 2023 e abordou a temática sobre adoção. Confira aqui os episódios anteriores.