Categories: Estado

4º Drive-Thru de Coleta Seletiva Solidária destina eletroeletrônicos para logística reversa e beneficia catadores e artesãos que transformam resíduos em fontes de renda


Carcaças e telas de computador inservíveis, garrafas de café velhas, ventiladores, aparelhos condicionadores de ar enferrujados, aparelhos de TV quebrados, máquina de lavar roupas, embalagens plásticas e de papel aos montes estão entre os vários tipos de resíduos recolhidos na 4ª edição do Drive-Thru de Coleta Seletiva Solidária, realizada em parceria com a Rede TO Sustentável e coordenada pelo Poder Judiciário do Tocantins. 

 “O objetivo é disseminar a cultura da destinação correta dos resíduos sólidos e a promoção da sustentabilidade. Com essa ação, já na quarta edição, nós buscamos sensibilizar não apenas o nosso público interno do Tribunal de Justiça, mas também a população”, explicou a desembargadora Ângela Prudente, vice-presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), no início da ação, que iniciou às 12h com encerramento às 17h30, no estacionamento do Tribunal de Justiça, nesta quinta-feira (26/6). 

Também presidente da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável (PLS), a desembargadora lembra que a ação, além de beneficiar o meio ambiente, tem impacto na saúde pública, a partir da retirada de entulho de imóveis. 

“Com a destinação correta desses produtos, eles deixarão de ficar em lotes baldios e quintais, situação que tem como consequência epidemias como a dengue que nós tivemos recentemente”, avalia a desembargadora Ângela Prudente.

Para a desembargadora o componente social também é um ponto importante do Drive-Thru de Coleta Seletiva Solidária, ao destinar material reciclável para entidades do ramo de coleta seletiva, onde serve para gerar renda. “No drive-thru nós destinamos material para as associações, para as cooperativas de catadores e a gente sabe que são trabalhadores e trabalhadoras, muitas vezes, anônimos, abandonados, e eles são os verdadeiros agentes ambientais, então é uma forma também de fomentar renda para esses trabalhadores e trabalhadoras”. 

Ao longo da ação, diversas pessoas paravam sob a tenda para entrega de material, como o fotógrafo Francisco Joaquim de Lima Filho, que descartou monitores de computador e garrafas plásticas. Ele enalteceu a iniciativa do Judiciário e escolheu uma muda de ipê, uma das espécies disponibilizadas em retribuição aos doadores e disse que compartilharia a foto do momento que a plantasse. 

Gisa Sagboni, presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Senai, trouxe cerca de 370 quilos de equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos recolhidos da entidade e de colaboradores que se uniram para a ação. 

“Muita coisa nós resgatamos também em casa de colaboradores e outras são itens que demos baixa patrimonial e estavam entulhados lá”, diz Gisa Sagboni.

Enquanto conferia a pesagem do material, a presidente da CIPA reforçou a importância da ação. “Nós estamos aqui pela grandiosidade que é essa ação de sustentabilidade e nós trouxemos geladeira, televisão, micro-ondas, ar condicionado, computadores, garrafas, tudo que era entulho e que  a gente reuniu também com os colaboradores que se envolveram na ação”, disse, enquanto conferia a pesagem do material.

Cleuselina Pereira, da Cooperan e a desembargadora Ângela Prudente no 4º Drive-Thru de Coleta Seletiva Solidária

Diretora da Cooperativa de Trabalho de Materiais Recicláveis do Tocantins (Cooperan), uma das entidades destinatárias dos resíduos, Cleuselina Pereira avaliou a ação. “Reciclagem é difícil, tem dia que dá vontade de desanimar, mas a gente não deixa por isso, porque é  importante para o meio ambiente”. Ela também espera aumento no material repassado para que possa haver incremento de renda. 

Engenheiro ambiental do Instituto Natura Vida (INA), instituição que receberá os resíduos elétricos e eletrônicos, Cleber Freitas explica que a parceria com o Judiciário, em seu segundo ano de execução, serve para dar destino adequado para o eletroeletrônico e o eletrodoméstico descartado.  Segundo o engenheiro, o INA é uma central de logística reversa – quando o resíduo coletado passa por tratamento e volta ao processo produtivo como matéria-prima reciclada.

“O instituto é uma central de lógica reversa de eletroeletrônicos, então a gente recebe esse material e dá o destino ambientalmente adequado e fomenta a sustentabilidade na nossa região. Todos resíduo eletroeletrônico coletado aqui na ação vai ser destinado ao INA, onde a gente vai fazer a triagem, o armazenamento temporário até ser reciclado e passar pelas outras etapas de processamento”. 

Artesanato reaproveita material descartado

Esta edição do Drive-Thru de Coleta Seletiva Solidária traz uma exposição de arte plástica produzida com materiais recicláveis de Araguaína e Lajeado. No norte do estado, a arte é feita com biojoias. Em Lajeado, o artesanato sustentável é feito com material retirado do lixo.  “Então além de dar essa destinação correta, esta ação fomenta a geração de renda para os catadores, mas também para essas artesãs”, encerra a desembargadora Ângela Prudente.

Artesanato sustentável

Na última terça-feira (18/6), a presidente do TJTO, desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe; a vice-presidente, desembargadora Ângela Prudente; acompanhadas pela juíza auxiliar da Presidência, Rosa Maria Rodrigues Gazire Rossi; e da diretora-geral, Ana Carina Mendes Souto, visitaram os projetos Artesanato Sustentável e Cidade Limpa, promovidos pela Investco Cia. Elétrica, em parceria com o Instituto EDP, que visam o desenvolvimento sustentável no município de Lajedo.

 

 

 



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Zeca Baleiro se apresenta na noite de abertura do 19º Festival Gastronômico de Taquaruçu | Prefeitura Municipal de Palmas

Zeca Baleiro se apresenta na noite de abertura do 19º Festival Gastronômico de Taquaruçu FGT…

32 minutos ago

Ação Social intensifica aplicação de questionários do Programa BPC na Escola | Prefeitura Municipal de Palmas

Ação Social intensifica aplicação de questionários do Programa BPC na Escola Levantamento busca identificar barreiras…

47 minutos ago

Câmara aprova projeto que proíbe cobrança para sindicatos na folha de aposentados do INSS – Notícias

04/09/2025 - 00:14   Bruno Spada/Câmara dos Deputados Danilo Forte, relator do projeto A Câmara…

9 horas ago

Câmara aprova destinação de recursos do Fundo Penitenciário para capacitar policiais penais – Notícias

03/09/2025 - 20:03   Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados Aluisio Mendes, relator do projeto A Câmara…

14 horas ago

Senador Irajá comenta decisão do STJ de afastar governador do Tocantins — Senado Notícias

Em pronunciamento nesta quarta-feira (3), o senador Irajá (PSD-TO) afirmou que o estado do Tocantins,…

14 horas ago

Comitê Estadual de Saúde do Tocantins segue acompanhando atendimentos iniciados em mutirão no mês de abril

O Comitê Estadual de Saúde do Tocantins (CES-TO) segue acompanhando os desdobramentos do mutirão realizado…

14 horas ago