Plenário do Senado poderá receber o nome de Ruy Barbosa — Senado Notícias


Um projeto de resolução do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) dá o nome do jurista Ruy Barbosa (1849-1923) ao Plenário do Senado (PRS 70/2019). Considerado o patrono da Casa, Ruy Barbosa foi senador entre 1890 e 1922 e tem um busto no Plenário, acima da Mesa.

Para Randolfe, Ruy Barbosa “foi o mais brilhante de todos que passaram pelos tapetes azuis” do Senado .

Jurista, advogado, diplomata, ensaísta, jornalista e escritor, Ruy Barbosa foi uma das grandes figuras da política brasileira entre o fim do Império e o início da República. Ele foi o primeiro ministro da Fazenda e da Justiça do período republicano e representou o Brasil na Conferência de Haia de 1907, que estabeleceu importantes normas de direito internacional.

Ruy foi eleito para a Assembléia Constituinte que elaborou a primeira Constituição da República, em 1891. A ele atribui-se a autoria de nada menos que 74 dos 90 artigos que compuseram a Carta Magna.

Concorreu à presidência da República na eleição de 1910, perdendo a disputa para Hermes da Fonseca. Foi membro-fundador da Academia Brasileira de Letras, que presidiu entre 1908 e 1919 e cuja cadeira 10 ocupou até sua morte. Foi também redator-chefe do Jornal do Brasil.

O Plenário do Senado é um dos poucos espaços físicos de uso comum que não foi batizado com o nome de nenhuma figura importante da história do Senado. Na Câmara dos Deputados, o Plenário recebe o nome de Ulysses Guimarães, presidente da Assembleia Nacional Constituinte de 1987.

“Em razão de sua atuação brilhante e destacada nas mais diversas áreas, foi homenageado e condecorado em vida e após sua morte, tendo sido eleito pela revista IstoÉ como “O Brasileiro do Século 20”. É o patrono desta Casa — seu busto, localizado no Plenário, inspira-nos e nos orienta como representantes dos estados da Federação. Haja vista sua relevância para o Estado brasileiro, entende-se que a denominação do Plenário do Senado Federal como Plenário Ruy Barbosa é mais uma justa homenagem ao sempre senador Ruy Barbosa de Oliveira”, afirma Randolfe.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)



FONTE

Comentários estão fechados.

Quer acompanhar
todas as notícias
em primeira mão?

Entre em um de nossos
grupos de WhatsApp