Festival Gastronômico de Taquaruçu destaca ingredientes regionais no palco do Cozinha Show e nos pratos apresentados | Prefeitura Municipal de Palmas


Festival Gastronômico de Taquaruçu destaca ingredientes regionais no palco do Cozinha Show e nos pratos apresentados

Primeiro dia do evento reuniu campeões de edições anteriores, receitas autorais e sabores do Cerrado

A primeira noite da 19ª edição do Festival Gastronômico de Taquaruçu (FGT) abriu a programação nesta quinta-feira, 4, reunindo moradores e turistas em uma noite de muito sabor, cultura e celebração da gastronomia tocantinense. Para iniciar esta edição, o Cozinha Show trouxe uma nova dinâmica reunindo campeões de edições passadas em uma competição. Para continuar a noite, a chef convidada, Babi Frazão comandou a cozinha do FGT ensinando a todos os presentes uma receita inovadora. Confira aqui o guia dos pratos.

O quadro ‘Encontro de Gigantes’ faz sua estreia este ano e abre a arena do Cozinha Show colocando frente a frente quatro grandes nomes já consagrados no festival, Josué Amorim (bicampeão 2022 e 2023), Maria do Socorro (campeã 2019), Maria Celia (campeã 2019) e Beatriz Costa (tricampeã 2015, 2016 e 2017).

Nesta primeira rodada, dedicada às entradas, os chefs tiveram uma hora para preparar seus pratos ao vivo, utilizando ingredientes regionais. Após avaliação dos jurados, a chef Maria do Socorro foi a primeira eliminada da competição. A competição segue durante os dias de festival com mais competição na categoria de prato principal e sobremesa.

Após a disputa, a chef convidada Babi Frazão ministrou uma aula especial que encantou o público. Em sua primeira participação no Tocantins como convidada do festival, ela apresentou um pudim de chocolate com baru, unindo tradição e inovação. “Quem vem assistir não vem só pela receita, mas para entender o que faz nossa cozinha ter sentido. Valorizo muito trazer ingredientes do Cerrado e mostrar como eles podem brilhar em receitas do dia a dia”, destacou a chef.

O público aprovou a diversidade de sabores e a organização desta edição. Karlla Goudinho, social media, contou que já chegou planejando o que iria experimentar: “Eu olhei todos os pratos lá no Instagram e já anotei os que eu quero provar. Vou provar alguns hoje e no sábado volto de novo para experimentar mais outros pratos”.

Já para Manuele Fiametti, advogada e frequentadora assídua do festival, os doces se destacaram: “O que mais chamou minha atenção foi o doce Sol do Cerrado, definitivamente, o mais gostoso até agora”. Ela também elogiou a realização do evento: “A gente sempre vem junto. É muito gostoso, eu gosto muito de estar aqui em Taquaruçu, o investimento público é muito bom, chama a atenção de muitos turistas”.

Com a primeira noite encerrada em clima de celebração, o Festival Gastronômico de Taquaruçu segue até domingo, 7, com uma programação repleta de atrações culturais, aulas-show, competições culinárias e dezenas de pratos preparados com ingredientes regionais.

Texto: Ana Júlia Mota – estagiária sob a supervisão da Diretoria de Jornalismo da Secom

Edição: Denis Rocha



FONTE

Comentários estão fechados.

Quer acompanhar
todas as notícias
em primeira mão?

Entre em um de nossos
grupos de WhatsApp