Ex-alunos da ETI Margarida Lemos se destacam no cenário esportivo nacional | Prefeitura Municipal de Palmas


Ex-alunos da ETI Margarida Lemos se destacam no cenário esportivo nacional

Atletas de handebol competem em equipes profissionais e foram convocados para a Seleção Brasileira

Desde sua implantação, o esporte é incentivado como uma prática pedagógica na Escola de Tempo Integral (ETI) Margarida Lemos, o que já garantiu excelentes colocações de seus alunos/atletas em competições estudantis locais e regionais, além de descobrir talentos que levam para a vida as habilidades reveladas durante as aulas de educação física. Dois exemplos recentes de ex-alunos que começaram sua vida esportiva na escola e atingiram nível técnico de excelência na modalidade handebol são os jovens Rodrigo Oliveira e Isadora Ribeiro, que já trilham o caminho do esporte profissional com destaque nacional e internacional.

Rodrigo teve contato com o esporte nas aulas de educação física quando iniciou o sexto ano, e teve seu biotipo reconhecido pelo professor Murilo Barbosa como adequado para handebol, sendo convidado para os treinamentos. Demonstrou desde o início ser um atleta determinado, responsável e extremamente habilidoso, já se sagrando campeão do Tocantins nos Jogos Escolares. Ao ganhar uma bolsa para estudar e jogar pelo Colégio Objetivo da cidade de Maringá (PR), teve a oportunidade de mostrar seu talento e foi convidado a jogar na Seleção Brasileira de Handebol sub-17, que recentemente conquistou o histórico 6º lugar no campeonato mundial realizado no Marrocos, com uma campanha que incluiu vitórias sobre potências do esporte como Marrocos, Estados Unidos e Tunísia.

“Rodrigo é um ex-aluno nosso, que saiu da periferia do Lago Sul de Palmas para se consagrar como o melhor ponta do Brasil. Não apenas da região Norte, é do Brasil! Ele já foi vice-campeão nacional e eleito o melhor em sua posição, e agora conquista um resultado histórico no Marrocos”, lembra o professor Murilo.

Isadora Ribeiro se interessou pelo esporte quando cursava o 5º ano. Começou no atletismo e na natação, e depois se apaixonou pelo handebol. Participou de várias competições representando a escola e o Estado do Tocantins, o que foi essencial para o seu desenvolvimento como atleta. Atualmente mora na cidade de Maringá (PR) onde defende a seleção local e participa de campeonatos regionais, estaduais e nacionais, o que já rendeu sua primeira convocação para Seleção Brasileira de Júniores. Esse ano disputou a Liga Nacional de handebol adulto e o Campeonato Brasileiro de clubes juvenil representando o time de Torres do Rio Grande do Sul, se sagrando campeã brasileira.

Ela destaca o papel do esporte no desenvolvimento do estudante não apenas físico, mas principalmente emocional e social. “O esporte nos ensina a ter disciplina, respeitar regras, trabalhar em equipe e, principalmente, a lidar com os desafios da vida. Mesmo quando parece difícil, a gente é capaz de ir além. Eu não me vejo vivendo sem o esporte”, revela. Isadora considera que projetos esportivos e escolas como a ETI Margarida Lemos devem ser valorizados e explorados, pois são uma oportunidade para atletas que buscam viver pelo esporte.

Acerca dos professores de educação física, ela afirma que foram essenciais na sua formação esportiva, pois com eles aprendeu disciplina, respeito, trabalho em equipe e a importância de nunca desistir. “Sempre me incentivaram a melhorar e deram base para tudo o que sei no esporte”.

Murilo Barbosa afirma que os dois ex-alunos da ETI Margarida Lemos são dois super atletas. “Temos muito orgulho de ter contribuído para a iniciação esportiva de Rodrigo e Isadora e vê-los brilhar nas quadras de esportes do Brasil e do mundo”, finaliza.

Texto: Rogério Franco

Edição: Denis Rocha



FONTE

Comentários estão fechados.

Quer acompanhar
todas as notícias
em primeira mão?

Entre em um de nossos
grupos de WhatsApp