Exposição celebra estética negra com telas confeccionadas por alunos da rede municipal de ensino de Palmas | Prefeitura Municipal de Palmas


Exposição celebra estética negra com telas confeccionadas por alunos da rede municipal de ensino de Palmas

Mostra artística acontece no hall da Semed, localizada na Avenida Siqueira Campos, até sexta-feira, 28

Em uma iniciativa que combina educação, arte e combate ao racismo, a Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), abre nesta segunda-feira, 24, uma exposição que valoriza as estéticas e expressões artísticas negras, reunido telas pintadas por alunos das escolas municipais Antônio Gonçalves, Maria Júlia Amorim Soares e de Tempo Integral (ETI) Professora Sueli Pereira de Almeida Reche. A mostra ocorre no hall da Semed, localizado na Avenida Siqueira Campos, até sexta-feira, 28.

As obras dos alunos do 6º ao 9º ano da Escola Antônio Gonçalves, que compõem a base da exposição, contam com curadoria do professor de história e arte, Weslei Pires Leite. O projeto ‘Sensibilidades Negras’ se destaca como uma ação pedagógica inovadora.

A mostra também apresenta o talento dos estudantes da educação inclusiva da Escola Maria Júlia Amorim Soares. A sensibilidade demonstrada na confecção das peças evidencia a força das raízes e a beleza da diversidade negra, funcionando como um grito de respeito, resistência e ancestralidade. Já os alunos da ETI Sueli Reche contribuíram com produções intituladas ‘África dos Meus Olhos’ e ‘Cor_Africando’.

Dia da Consciência Negra

A exposição, em comemoração ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, consolida-se como uma iniciativa pedagógica comprometida com a valorização da cultura negra e a formação de uma consciência crítica entre os estudantes palmenses.

Texto: Taygo Melo

Edição: Iara Cruz



FONTE

Comentários estão fechados.

Quer acompanhar
todas as notícias
em primeira mão?

Entre em um de nossos
grupos de WhatsApp