Foto: CBMTO
Estão abertas até o dia 12 de agosto as inscrições para o Programa Educacional Bombeiro Mirim (PROEBOM). A novidade deste ano é a inclusão de cidades de Palmas e Araguaína no projeto, dando oportunidade para mais 140 adolescentes na formação. Antes, apenas Gurupi tinha o PROEBOM.
O Bombeiro Mirim começou a ser ofertado em 2017, e mais de 400 crianças já receberam a formação. O plano da Corporação é ampliar ainda mais os atendimentos, chegando a outras cidades onde o Corpo de Bombeiros Militar está presente.
Cada cidade terá 70 vagas, sendo duas turmas de 35 alunos para os períodos da manhã e tarde, aulas três dias por semana e um total de 250 horas.
“A intenção é fazer com que o Programa cresça, chegando às principais cidades do estado. Estamos em processo de planejamento e os quartéis precisam ter suas estruturas adaptadas para receber as crianças”, afirmou o coronel Carlos Eduardo Farias, comandante geral do CBMTO.
As crianças atendidas pelo PROEBOM têm idade entre 12 e 14 anos, e, com ele, o Corpo de Bombeiros Militar oferta gratuitamente as disciplinas, que visam contribuir na formação do caráter, fortalecimento e auxílio na educação, além de prevenir os desvios de conduta, promover cidadania, desenvolver atividades de cunho social e pedagógico, e, de forma geral, contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos frequentadores.
Entre os critérios para a conquista da vaga, a criança deve pertencer a família com vulnerabilidade social, residindo próximo à sede dos quartéis onde ocorrem as aulas em Palmas, Araguaína e Gurupi. O candidato também precisa estar matriculado regularmente em escola da rede pública. Para aqueles que têm bolsa junto a alguma escola particular, é preciso comprovação.
Durante as aulas, os bombeiros militares monitores buscam interação com a comunidade na base de formação das crianças, adolescentes e suas famílias, inserindo os valores da ética e cidadania, o respeito à pluralidade cultural, a valorização e preservação do meio ambiente, compromisso com as ações básicas de saúde e inserção do aluno no mundo globalizado de forma consciente e crítico-transformador.
E também buscam ensinar a base da organização militar, como hierarquia e a disciplina, bem como sua prática no cotidiano das atividades, possibilitando ensinamentos sobre noção de primeiros socorros, saúde, doenças infecta-contagiosas, acidentes domésticos, meio ambientes, cidadania, educação no trânsito, etc.
Sala de Aula
Outras etapas das aulas têm foco na socialização das informações sobre os interesses das crianças e adolescentes e suas famílias; na articulação com entidades executoras de ações sociais, a fim de alcançar a integralidade no atendimento às famílias; e no desenvolvimento da habilidade de trabalhos em equipe e no respeito aos limites alheios.
As aulas ocorrem nas Unidades Bombeiro Militar e as crianças vão as elas devidamente uniformizadas. O kit contém calça caqui padrão Bombeiro Militar, cinto de cor vermelha com fivela cromada, calção de cor vermelha, camisetas vermelhas com manga, tênis na cor preta e boné na cor vermelha com o emblema do Bombeiro Mirim.
As inscrições são presenciais, e ocorrem nos endereços:
Palmas: na sede da Companhia Independente de Busca e Salvamento – CIBS, localizada na Praia da Graciosa, ao lado do píer 1.
Araguaína: na sede do 2º Batalhão de Bombeiros Militar em Araguaína, localizada na Rua Deusarina Ayres, s/n, Setor das Autarquias.
Gurupi: na sede do 3º Batalhão de Bombeiros Militar em Gurupi, localizada na Av. Humberto Alencar Castelo Branco, Quadra 20-A, Setor Sol Nascente.
Integrantes do Núcleo de Atendimento Integrado (NAI), que atuam diretamente com adolescentes em conflito com…
Servidores concluem curso de Elaboração de Projetos para Captação de Recursos Formação capacitou servidores sobre…
Prefeitura de Palmas participa do 3º Encontro de Lideranças Supermercadistas do Tocantins Evento, realizado nesta…
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) selecionou duas propostas de enunciados elaboradas por profissionais do…
Guia de Segurança Alimentar de Palmas é premiado em Fórum Nacional de Nutricionistas Material é…
Prefeitura de Palmas garante ampla oferta de serviços de saúde no Dia D pela Primeira…