Foto: Divulgação
O Centro de Direitos Humanos de Cristalândia, por meio de sua coordenadora-geral, Leonete Cruz Mesquita Martins, e do advogado, Bernardino Cosobeck da Costa, impetrou uma Ação Civil Pública (ACP), de caráter liminar, contra o município de Colinas do Tocantins. A ação foi ajuizada na 2ª Vara Cível de Colinas do Tocantins e solicita que o município convoque os aprovados no concurso público para vagas de guarda municipal.
O certame foi realizado em 2019 e ofereceu 10 vagas imediatas e 40 em cadastro reserva. Na ação foi abordada a previsão constitucional sobre a validade de concurso público, pelo prazo de dois anos, com igual prorrogação. Foi ressaltado ainda na ação que a cidade necessita de reforço na segurança pública, algo solicitado pela população, visto que o município vem sofrendo uma escalada de criminalidade e insegurança, com registros de espancamentos, assassinatos, dilapidação de prédios públicos, dentre outros crimes. Os tristes casos foram amplamente divulgados na imprensa.
As guardas municipais são instituições de segurança pública, segundo a Lei Federal 13.022/2014. O Sindicato dos Guardas Municipais do Tocantins (SIGMEP-TO) tem ddado apoio aos candidatos e à sua assessoria jurídica para cobrar a gestão municipal a convocação dos aprovados. Segundo o presidente da entidade, Gilmar Fernandes, é preciso seguir cobrando na justiça o direito dos aprovados. “Reforçar a segurança nas cidades é fundamental, ainda mais após tantos casos de violência em Colinas. Além disso, os aprovados esperam a convocação há cerca de dois anos. Algo que é direito deles. Seguimos dando apoio às reivindicações dos candidatos que passaram no concurso”, ressaltou Fernandes.
A Presidência do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) e a Corregedoria-Geral da Justiça publicaram,…
Integrantes do Núcleo de Atendimento Integrado (NAI), que atuam diretamente com adolescentes em conflito com…
Servidores concluem curso de Elaboração de Projetos para Captação de Recursos Formação capacitou servidores sobre…
Prefeitura de Palmas participa do 3º Encontro de Lideranças Supermercadistas do Tocantins Evento, realizado nesta…
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) selecionou duas propostas de enunciados elaboradas por profissionais do…
Guia de Segurança Alimentar de Palmas é premiado em Fórum Nacional de Nutricionistas Material é…