A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), tem realizado um trabalho contínuo e cuidadoso no acompanhamento da frequência escolar dos alunos beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF). De acordo com dados do Índice de Gestão Descentralizada (IGD), que mede a qualidade da gestão local do programa, o Município alcançou uma cobertura de 94,44% entre os meses de agosto e setembro, consolidando-se como referência no cumprimento da condicionalidade educacional. A média nacional foi de 87,70%.
Segundo a Gerência de Apoio à Permanência do Educando na Escola da Semed, nesse período foram acompanhados 20.530 estudantes, com idades entre 4 e 18 anos, matriculados em 82 unidades da rede municipal, 24 da rede estadual e 34 instituições da rede particular de ensino. O acompanhamento é realizado por meio do Sistema Presença, ferramenta oficial utilizada para registrar a frequência escolar dos beneficiários.
Para a gerente de Apoio à Permanência do Educando na Escola da Semed, Ana Paula Lino, o resultado demonstra o comprometimento da gestão municipal com a permanência dos alunos na escola e a condicionalidade educacional do programa. “A cada etapa de preenchimento no Sistema Presença, a equipe busca aprimorar e articular ações que garantam a frequência escolar regular de crianças e adolescentes, cumprindo assim a condicionalidade educacional do programa”, destacou.
Texto: Iolete Marques
Edição: Denis Rocha
Referência nacional na aplicação imediata das medidas protetivas da Lei Maria da Penha, o Tribunal…
O ano de 2025 entra para a história do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO)…
Palmas amplia proteção à mulher e serve 200 mil refeições em restaurantes comunitários Iniciativas de…
O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) realizará uma parada técnica programada no sistema GRP…
Prefeitura de Palmas realiza abordagem social na região norte da cidade Trabalho foi feito nesta…
Assistência Social de Palmas realiza mais de 97 mil atendimentos em 2025 e reforça papel…