Foto: Ascom Adapec
Um caminhão que transportava uma carga de sementes de capim irregular foi abordado nesta quarta-feira, 22, pela Polícia Rodoviária Federal, na BR-153, próximo a Araguaína. Por se tratar de produto vegetal, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) foi acionada, o proprietário foi autuado em R$ 3,6 mil reais e as sementes foram destruídas no aterro de materiais inertes de Araguaína.
Segundo o supervisor da área vegetal da regional da Adapec de Araguaína, José Carlos Reis, a carga de sementes é de origem do estado de Roraima e seguia com destino ao estado de Goiás. Ele informou que o condutor do veículo apresentou uma nota fiscal da carga como se fosse sorgo e na verdade levava 500 sacas de sementes de capim braquiária totalmente irregular, sem o Termo de Conformidade, documento exigido por lei para trânsito de sementes, e nem o Registro Nacional de Sementes (Renasem), bem como sem nenhuma informação nas sacarias, tais como, origem, pureza, validade, entre outras especificações exigidas em lei.
A Adapec alerta os produtores rurais a não adquirirem sementes irregulares, pois estas, podem disseminar pragas nas lavouras e causar grandes prejuízos aos produtores rurais e ao patrimônio fitossanitário do Tocantins.
Com a proposta de promover alinhamento técnico e institucional, com troca de experiências, escuta qualificada…
A Presidência do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) e a Corregedoria-Geral da Justiça publicaram,…
Integrantes do Núcleo de Atendimento Integrado (NAI), que atuam diretamente com adolescentes em conflito com…
Servidores concluem curso de Elaboração de Projetos para Captação de Recursos Formação capacitou servidores sobre…
Prefeitura de Palmas participa do 3º Encontro de Lideranças Supermercadistas do Tocantins Evento, realizado nesta…
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) selecionou duas propostas de enunciados elaboradas por profissionais do…