Categories: Palmas

Alunos da Escola Antônio Gonçalves conhecem mais sobre a história da África em palestra | Prefeitura Municipal de Palmas


Alunos da Escola Antônio Gonçalves conhecem mais sobre a história da África em palestra

Bate-papo com congolês residente em Palmas permitiu a estudantes descobrirem curiosidades e influência do continente africano no Brasil

Os estudantes do 6º ao 9º ano da Escola Municipal Antônio Gonçalves, na Quadra Arso 111 (1103 Sul), em Palmas, conheceram na tarde desta quarta-feira, 19, um pouco mais sobre os laços culturais e espirituais entre o continente africano e o Brasil, com a palestra do arquiteto e urbanista, Aubrun Merveilleux Tsouadiabantou Tchicayasou, natural da República do Congo e que reside no Brasil há 12 anos. O bate-papo com o palestrante faz parte das atividades realizadas para comemorar o Dia da Consciência Negra, celebrado nesta quinta-feira, 20.

Para abordar o tema, Aubrun trouxe aos alunos uma proposta dinâmica e aberta ao diálogo. Logo no início, convidou a turma a participar a partir de perguntas e curiosidades, conduzindo uma conversa leve e interativa.

Relembrando fatos históricos, o congolês falou também da África contemporânea, suas diversidades sociais e culturais e os múltiplos aspectos que diferenciam e aproximam o continente do Brasil. As perguntas dos estudantes direcionaram o bate-papo, que girou em torno de temas como diferenças culturais, pluralidade de idiomas, culinária africana, além de hábitos e tradições típicos de seu país de origem.

“As curiosidades deles foram voltadas para a cultura africana mesmo. Falamos sobre idioma, culinária, modos de vida. Acho que consegui tirar as dúvidas, além de aprender com eles”, disse Aubrun.

A diretora da escola, Maria da Conceição Lopes, contou que os alunos ficaram bem entusiasmados com os relatos. “O encontro se tornou um momento de trocas e muito aprendizado para os nossos alunos. Aubrun nos mostrou que a herança africana está viva no Brasil e que esse reconhecimento não podemos apagar da memória”, diz.

Texto: Milena Botelho
Edição: Juliana Matos

Relembrando fatos históricos, o congolês falou também da África contemporânea, suas diversidades sociais e culturais e os múltiplos aspectos que diferenciam e aproximam o continente do Brasil



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Dia Municipal de Denúncia contra o Racismo é instituído por lei em Palmas | Prefeitura Municipal de Palmas

Dia Municipal de Denúncia contra o Racismo é instituído por lei em Palmas Sanção do…

11 minutos ago

Servidores da Prefeitura de Palmas concluem curso de Redação Oficial | Prefeitura Municipal de Palmas

Servidores da Prefeitura de Palmas concluem curso de Redação Oficial Formação buscou garantir a clareza,…

4 horas ago

Justiça que vê a cor e reconhece histórias

A história de uma mulher negra poderia ter passado despercebida em meio aos números da…

13 horas ago

Com audiências, júri e ações educativas, TJTO abre 31ª Semana Justiça pela Paz em Casa na próxima segunda-feira (24/11)

Com cerca de 300 audiências previstas, um júri popular e uma série de ações educativas…

14 horas ago

TJTO participa de reunião e encontro técnico do eproc no Tribunal de Justiça de Santa Catarina

A comitiva do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), que atua na linha de frente…

15 horas ago

Previpalmas formaliza dois termos de parcelamento de dívidas previdenciárias referentes a gestões anteriores | Prefeitura Municipal de Palmas

Previpalmas formaliza dois termos de parcelamento de dívidas previdenciárias referentes a gestões anteriores Acordos CADPREV…

15 horas ago