Os estudantes do 6º ao 9º ano da Escola Municipal Antônio Gonçalves, na Quadra Arso 111 (1103 Sul), em Palmas, conheceram na tarde desta quarta-feira, 19, um pouco mais sobre os laços culturais e espirituais entre o continente africano e o Brasil, com a palestra do arquiteto e urbanista, Aubrun Merveilleux Tsouadiabantou Tchicayasou, natural da República do Congo e que reside no Brasil há 12 anos. O bate-papo com o palestrante faz parte das atividades realizadas para comemorar o Dia da Consciência Negra, celebrado nesta quinta-feira, 20.
Para abordar o tema, Aubrun trouxe aos alunos uma proposta dinâmica e aberta ao diálogo. Logo no início, convidou a turma a participar a partir de perguntas e curiosidades, conduzindo uma conversa leve e interativa.
Relembrando fatos históricos, o congolês falou também da África contemporânea, suas diversidades sociais e culturais e os múltiplos aspectos que diferenciam e aproximam o continente do Brasil. As perguntas dos estudantes direcionaram o bate-papo, que girou em torno de temas como diferenças culturais, pluralidade de idiomas, culinária africana, além de hábitos e tradições típicos de seu país de origem.
“As curiosidades deles foram voltadas para a cultura africana mesmo. Falamos sobre idioma, culinária, modos de vida. Acho que consegui tirar as dúvidas, além de aprender com eles”, disse Aubrun.
A diretora da escola, Maria da Conceição Lopes, contou que os alunos ficaram bem entusiasmados com os relatos. “O encontro se tornou um momento de trocas e muito aprendizado para os nossos alunos. Aubrun nos mostrou que a herança africana está viva no Brasil e que esse reconhecimento não podemos apagar da memória”, diz.
Texto: Milena Botelho
Edição: Juliana Matos
Dia Municipal de Denúncia contra o Racismo é instituído por lei em Palmas Sanção do…
Servidores da Prefeitura de Palmas concluem curso de Redação Oficial Formação buscou garantir a clareza,…
A história de uma mulher negra poderia ter passado despercebida em meio aos números da…
Com cerca de 300 audiências previstas, um júri popular e uma série de ações educativas…
A comitiva do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), que atua na linha de frente…
Previpalmas formaliza dois termos de parcelamento de dívidas previdenciárias referentes a gestões anteriores Acordos CADPREV…