Uma unidade educacional respirando a cultura tocantinense por vários dias. Esse foi o cenário e o sentimento dos educadores e alunos da Escola Municipal Henrique Talone, situada na Arne 24 (210 Norte), depois de uma série de atividades que estiveram envolvidos sobre a arte cultural do estado do Tocantins. Mas a manhã desta sexta-feira, 12, foi ainda mais especial para os estudantes que receberam o músico e compositor tocantinense Dorivã.
Com mais de 45 anos de carreira, Dorivã leva através das suas músicas detalhes sobre as riquezas naturais, culturais e as tradições do Tocantins. Assim, o músico aproveitou o convite dos alunos para contar um pouco da sua trajetória como artista, cantar algumas canções e também tirar dúvidas da sua caminhada como artista regional.
Na quadra da escola, Dorivã cantou com as crianças canções conhecidas como ‘Passarim do Jalapão’, que é um dos seus maiores sucessos, e ‘Romeiro do Bonfim’, composição que homenageia uma tradição religiosa do Estado. Em seguida, o artista se reuniu em sala de aula com os alunos do 7º ano, pois a turma escolheu pesquisar a biografia do músico. Lá, ele contou com detalhes como iniciou sua carreira, falou sobre a profissão, do porquê ter escolhido cantar músicas regionais, dos desafios e também das alegrias.
“Foi mais um dia gratificante e marcante para minha jornada. Falar sobre a nossa cultura, sobre o nosso Estado é sempre muito bom. Recebi o convite e fiquei muito honrado, pois sei que deixei aqui um pouco da nossa história e das nossas tradições e também aprendi muito com este momento”, relatou o músico.
Idealizado e coordenado pela professora de artes, Iriene Siqueira Freitas, as etapas do projeto contaram com a parte da pesquisa sobre a história do Tocantins, sua cultura e seus artistas, posteriormente cada turma escolheu um artista para trabalhar e compartilhar o que foi pesquisado com os demais colegas.
A professora Iriene lembra que a iniciativa partiu de uma atividade dentro da aula de arte, onde os alunos estudaram um pouco da história da música brasileira e depois do Tocantins. “Apesar de já ter um tempo que trabalhamos com eles sobre a cultura do estado, foi possível notar que muitos ainda não conhecem, não têm acesso a essas informações, pois são da geração digital e terminam não conhecendo o que está aqui, na raiz. E a intenção foi buscar isso, fortalecer essa raiz, valorizar os artistas que nós temos aqui”, explicou a educadora.
A aluna Alice Vitória Almeida, 12 anos, do 7º ano, revelou que ficou surpresa com a apresentação do Dorivã e da recepção afetuosa de toda a escola com o artista. “Foi bom ver que todos gostaram do projeto, pois no início eu pensei que ninguém ia gostar porque ele não era um artista muito conhecido desta nova geração. Eu e muitos colegas descobrimos muitas coisas que nem imaginamos que o Dorivan tinha feito, onde ele tinha ido, suas músicas e o seu sucesso”, detalhou o encontro.
Texto: Milena Botelho
Edição: Iara Cruz
Cerca de 500 voluntários(as), entre magistrados(as), servidores(as) e profissionais de diversas áreas, uniram forças nesta…
Prefeitura de Palmas institui novo sistema para escolas particulares Objetivo é garantir a eficiência na…
As equipes da Superintendência de Proteção Social Especial e da Proteção Social Básica participaram nesta…
Estão abertas as inscrições para as duas vagas no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no…
Durante mutirão Pop Rua Jud, Eduardo Siqueira Campos reforça trabalho de reinserção social de pessoas…
Prefeitura de Palmas implanta sinalização viária da Rua T15, em Taquaralto Equipe da Secretaria Municipal…