Com uma programação feita por quem aprende e ensina, a Rádio Web Quati tem se tornado mais do que um canal de informação para a Escola de Tempo Integral (ETI) Fidêncio Bogo, situada na zona rural de Palmas. A rádio tem sido um instrumento pedagógico inovador, inserindo constantemente metodologias ativas e voltado à aprendizagem criativa.
As produções realizadas por professores e estudantes unem conhecimento e pertencimento, que são transformados em atividades práticas e participativas auxiliando no processo de ensino. Para o diretor da ETI, Ademir Bandeira, o envolvimento dos alunos com as gravações para a rádio tem ampliado o protagonismo dentro da unidade educacional. “A rádio representa um elo entre a escola e a comunidade. Aqui, o aluno se torna protagonista do seu aprendizado, exercita a oralidade, a escrita e o pensamento crítico, ao mesmo tempo em que compartilha conhecimento com todos ao redor” , destaca o gestor.
O coordenador do projeto da Quati, professor Gilvan Almeida de Araújo , conta que a rádio foi inaugurada em dezembro de 2020 e, desde então, é usada pela escola como uma ferramenta tecnológica e de comunicação que fortalece o diálogo entre escola, famílias e comunidade. “Mais do que um canal de informação, a rádio é um instrumento pedagógico inovador, que conta com a ajuda de professores, alunos e membros da comunidade local, que juntos, produzem e apresentam os programas da grade semanal da emissora, cada um com uma proposta educativa e cultural diferente” , explica o coordenador.
Programação
Gilvan revela que dentre os destaques da programação estão os programas: ‘Caminhos da Leitura’ – conduzido pelas professoras Lorena (Língua Portuguesa) e Sandra (Biblioteca Escolar), com participação dos alunos do 6º e 7º ano; ‘Caminhos da História’ – apresentado pelo professor Victor Verano (História); ‘Conectado na Sua Produção’ – com o professor Pedro, do IFTO/Palmas (Ciências Biológicas); ‘Agroecologia em Foco’ – coordenado pelo professor José Fernandes (Agroecologia); ‘Intervalo Cultural com Alunos’ – transmitido de 11 às 12 horas e de 12 às 13 horas, com apresentações musicais e bate-papos conduzidos pelos estudantes do 5º ao 9º ano.
A programação se completa com o ‘Quati Sertanejo’ , o ‘Informativo Rádio Web Quati’ , o ‘Recordação Hits’ e o ‘Tarde Musical/Informativa Rádio Quati’, oferecendo uma grade diversificada que une educação, cultura, informação e entretenimento.
As educadoras Lorena e Sandra acreditam que a Rádio Quati vai além de transmitir programas. “A nossa rádio amplifica vozes e difunde valores que se conectam educação, cultura e sustentabilidade. A emissora também atua como serviço comunitário, divulgando eventos sociais, culturais e educativos, reforçando o papel da escola como centro de integração e transformação social” , revelam.
Para conhecer mais sobre a programação, acesse o site radioquati.webradios.net acompanhe também as atualizações no Instagram @radioquati.
Texto: Milena Botelho
Edição: Fernanda Sousa
Conselho da Criança e do Adolescente abre inscrições para eleição de entidades Organizações da Sociedade…
Prefeitura de Palmas elabora Guia de segurança alimentar para ser implementado nos CRAS Trabalho será…
Servidores municipais compartilham histórias no serviço público e destacam paixão em servir à Capital Cerca…
O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) revogou, por meio da Resolução nº 29, de…
27/10/2025 - 20:51 Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados Alexandre Guimarães admitiu que a…
O juiz Jossanner Nery Nogueira Luna, titular da Vara Especializada no Combate à Violência Contra…