Categories: Estado

“Aqui, estamos em pé de igualdade, todos sendo ajudados”, diz juiz do CNJ no 2º Pop Rua Jud


“Não nos preocupemos com números, preocupemos com as vidas que iremos mudar”. A fala do juiz Marconi Pimentel, que representou o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no 2º Mutirão Pop Rua Jud, marcou o Círculo de Escuta realizado nesta sexta-feira (12/9), em Palmas. Conduzido pelo magistrado, o encontro reuniu pessoas em situação de rua, voluntários(as), representantes do Poder Judiciário do Tocantins e instituições parceiras, em um momento de troca de experiências e construção coletiva.

O Círculo foi aberto com o vídeo “Invisíveis: moradores de rua”, que provocou reflexões entre os participantes. “Nunca vi um mutirão com tantos parceiros, tanta gente querendo mudar a vida dos outros. Aqui, estamos em pé de igualdade, todos sendo ajudados. A alegria de quem recebeu um par de tênis, uma refeição ou um par de óculos mostra que saíram daqui certos de que terão suas vidas transformadas”, reforçou o magistrado.

Entre os participantes estava o senhor Presley Couto Alves, 54 anos, que vive em situação de rua.

“Pra mim, é um privilégio participar deste momento com pessoas que reconhecem os nossos direitos. Cada um tem uma história. Hoje só quero me reintegrar à sociedade”, disse, emocionado.

A coordenadora do Comitê Estadual do Pop Rua Jud, desembargadora Ângela Prudente, destacou que a experiência foi uma das mais marcantes de sua vida. “Precisamos e podemos fazer a diferença. Minha palavra é ‘visibilidade’. Essa população precisa ser vista e ouvida”, afirmou.

A vice-coordenadora do Comitê, juíza Rosa Maria Gazire Rossi, também falou sobre a força simbólica do mutirão: “O poder da toga às vezes nos impede de ser humanos, e é tão bom ser gente. Tão bom abraçar, beijar, tocar.”

Impressões

Durante o evento, representantes do TJTO, da Defensoria Pública da União (DPU), do INSS, da Justiça Federal, da Defensoria Pública Estadual (DPE-TO), do Ministério Público Federal (MPF), da Prefeitura de Palmas e do Governo do Estado compartilharam impressões sobre o impacto da ação. Palavras como transformação, amor, empatia, gratidão e esperança foram as mais citadas.

“Há 41 anos me envolvo com as pessoas em situação de rua e o que me chama a atenção é o depoimento de que as pessoas não as veem e não se envolvem. Precisamos descer do pedestal e ajudar estas pessoas, disse o voluntário Edson Sousa.

“Não precisamos ser instituição, só precisamos ser humanos”, disse a voluntária servidora do TJTO, Camilla Matos.

“O mutirão é também uma oportunidade de reparação”, afirmou o representante do Governo do Estado, Arthur Aguiar.

Para o diretor do Foro da Justiça Federal do Tocantins, Igor Itapary Pinheiro, a palavra que resume o momento é ‘servir’. “Nós não somos cargos, somos pessoas. A dor que lhe aflige é a dor que me aflige. Estamos unidos em um único propósito”, disse.

A assistente social da Prefeitura de Palmas, Marlucy Albuquerque, destacou o avanço da ação: “Esse mutirão adiantou em dois anos a entrega de serviços. A articulação e o fortalecimento da rede foram fundamentais para que este público tivesse seus direitos essenciais alcançados.”

“Só de ter conseguido aposentar uma pessoa hoje de manhã que tinha retido quase R$ 9 mil já foi muito gratificante”, contou o gerente executivo do INSS Tocantins.

Mutirão

O Mutirão Pop Rua Jud, promovido pelo Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), em parceria com 30 instituições, é um espaço de cidadania voltado a pessoas em situação de rua e em extrema vulnerabilidade social. Ao longo do dia, foram oferecidos mais de 60 serviços como emissão de documentos, orientação jurídica, atendimentos de saúde, odontologia, vacinação e encaminhamentos para programas sociais. Ao todo, foram realizados nesta edição mais de mil atendimentos.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Fundação de Esportes de Palmas finaliza preparação do Nilton Santos para amistoso da Seleção Brasileira Sub-15 | Prefeitura Municipal de Palmas

Fundação de Esportes de Palmas finaliza preparação do Nilton Santos para amistoso da Seleção Brasileira…

2 horas ago

Fundação Cultural de Palmas oferece à população oficinas gratuitas focadas no Edital Promic 2025 | Prefeitura Municipal de Palmas

Fundação Cultural de Palmas oferece à população oficinas gratuitas focadas no Edital Promic 2025 Ciclo…

2 horas ago

após júri, homem é condenado a mais de 13 anos de prisão por tentativa de homicídio

Decisão do Tribunal do Júri da 1ª Vara Criminal de Palmas condenou, na quinta-feira (11/9),…

3 horas ago

Festival Gastronômico de Taquaruçu encerra edição 2025 com público de 140 mil pessoas | Prefeitura Municipal de Palmas

Festival Gastronômico de Taquaruçu encerra edição 2025 com público de 140 mil pessoas FGT se…

3 horas ago

Alunos da Escola Municipal Henrique Talone celebram a cultura tocantinense com o músico e compositor Dorivã | Prefeitura Municipal de Palmas

Alunos da Escola Municipal Henrique Talone celebram a cultura tocantinense com o músico e compositor…

3 horas ago

Mais de 500 voluntários(as) somam forças e promovem cidadania na 2ª edição do Pop Rua Jud em Palmas

Cerca de 500 voluntários(as), entre magistrados(as), servidores(as) e profissionais de diversas áreas, uniram forças nesta…

4 horas ago