Categories: Estado

Audiência pública busca solução para conflito ambiental em Araguaína


O Centro Judiciário de Solução de Conflitos Ambientais e Fundiários (Cejuscaf) do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) realizou, nesta quarta-feira (7/5), em Araguaína, na região Norte do estado, uma audiência pública para debater e buscar soluções para o conflito ambiental decorrente da ausência do plano de manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) das Nascentes.

Criada em 1999, a APA abrange cerca de 16 mil hectares e a falta de regulamentação tem sido apontada como um entrave ao desenvolvimento econômico e social da região.

O evento foi presidido pelo juiz Wellington Magalhães, coordenador do Cejuscaf, e reuniu diversas autoridades para discutir o tema.

Após os pronunciamentos das partes e autoridades presentes, o magistrado responsável pela audiência estabeleceu o prazo de dez dias para que as partes formalizem, nos autos, a intenção de dar continuidade à resolução do conflito da APA das Nascentes.

A solução deverá ser construída por meio de um convênio a ser firmado entre o Município de Araguaína, o Estado do Tocantins, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e o Instituto de Atenção às Cidades.

O Ministério Público foi intimado para tomar ciência da deliberação, demonstrando o acompanhamento do órgão na busca por uma solução para o impasse ambiental. A expectativa é que o convênio proposto traga equilíbrio entre a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável da região.

 

Participações

Participaram da mesa da audiência o secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Araguaína, Joaquim Quinta Neto; o procurador do Estado do Tocantins, Thiago Emanoel Azevedo de Oliveira; o presidente do Naturatins, Cledson da Rocha Lima; e o presidente do Instituto de Atenção às Cidades da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Humberto Xavier de Araújo.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

TJTO realiza reunião de abertura do projeto JUS em Ação nas comarcas de Wanderlândia e Itaguatins

O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) realizou, nesta terça-feira (4/11), reuniões virtuais com as…

7 horas ago

Mutirão Fiscal de Porto Nacional segue até sexta-feira (7/11)

O Mutirão Fiscal de Porto Nacional teve início nesta segunda-feira (3/11) com a abertura oficial…

8 horas ago

TJTO abre inscrições para o 2º Prêmio Selo Verde com foco nas boas práticas sustentáveis

Estão abertas até o dia 14 de novembro as inscrições para a segunda edição do…

9 horas ago

Comissões de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio do TJTO apresentam novo fluxo de trabalho para melhor acolhimento às vítimas

As Comissões de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio e à Discriminação do Tribunal de Justiça…

10 horas ago

Saúde de Palmas registra mais de mil casos de sífilis neste ano na Capital | Prefeitura Municipal de Palmas

Saúde de Palmas registra mais de mil casos de sífilis neste ano na Capital Prefeitura…

11 horas ago

Tocantins pauta 58 julgamentos de crimes contra a vida e supera em 41% mutirão do ano passado

O Poder Judiciário do Tocantins tem agendadas 58 sessões do Tribunal do Júri para novembro…

11 horas ago