Categories: Estado

Aula magna da primeira turma fora de sede do Mestrado em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos é realizada no Acre


Com o tema “O Interconstitucionalismo Judicial na América Latina”, o diretor geral da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat), desembargador Marco Villas Boas ministrou a aula magna do programa de Mestrado em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos, promovido pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), por meio da Esmat para a turma Fora de Sede em Rio Branco, no Acre. Nesta primeira turma, 20 magistrados (as) acreanos participarão do Programa.

Participaram da solenidade, o governador do Acre, Gladson Camelli, a presidente do Tribunal de Justiça do Acre, desembargadora Regina Ferrari, o diretor da Escola do Poder Judiciário do Acre (ESJUD), desembargador Élcio Mendes e a pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação da UFT, professora doutora Karylleila dos Santos Andrade, acadêmicos do mestrado e demais autoridades.

Em sua fala, o diretor geral da ESJUD, Élcio Mendes informou que nas diversas ocasiões em que se percebe um Poder Judiciário de destaque, sempre existe uma escola da magistratura atuante, lembrando a importância da Esmat. “Este mestrado é o maior exemplo do crescimento para o futuro. Em decorrência principalmente da essência do que se está sendo discutido na implementação deste mestrado, que é algo que vem sendo estudado, debatido e às vezes pouco aplicado no nosso dia a dia, que é o respeito aos direitos humanos”, afirmou.

Para a desembargadora Regina Ferrari, presidente do Tribunal de Justiça do Acre, a necessidade da ampliação dos conhecimentos acadêmicos é também uma responsabilidade, levando em consideração pessoas que não tiveram a mesma oportunidade. “Esta aula inaugural do nosso programa de Mestrado nos coloca em posição de maior responsabilidade. Porque nós teremos que prestar um serviço jurisdicional com mais zelo e mais qualidade. Serviços esses tão requisitados por quem necessita”, afirmou.

Aula Magna

Abrindo a sua fala, o desembargador Marco Villas Boas apresentou o contexto histórico da criação do Programa de Mestrado, que atualmente encontra-se em sua 11ª turma. “Este projeto que trouxemos para cá foi referencial para todo o Brasil de modelo de diálogo das instituições superiores. Aquele distanciamento que existia houve troca de informações e cooperação para inúmeros projetos e em outras localidades do Brasil. Sou testemunha que no Tocantins hoje temos um fórum riquíssimo de debate de diversos países do mundo,  com um Congresso Internacional a cada ano melhor e que nos dá esse alento de termos um curso que faz o aperfeiçoamento de juízes e juízas  para que eles possam oferecer uma melhor prestação jurisdicional”, afirmou.

Sobre o Mestrado

O Mestrado Profissional (Pós-Graduação Stricto Sensu), voltado ao aperfeiçoamento e à qualificação de profissionais nas diversas áreas do conhecimento, tem como objetivo o estudo de técnicas, processos, ou temáticas para o aperfeiçoamento do Sistema de Justiça, da Prestação Jurisdicional e dos Direitos Humanos no âmbito da Amazônia legal.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Prefeitura de Palmas lança edital para ambulantes atuarem no Festival Gastronômico de Taquaruçu | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas lança edital para ambulantes atuarem no Festival Gastronômico de Taquaruçu Interessados têm…

25 minutos ago

Com aprovação da população, Prefeitura de Palmas apresenta novo projeto da Avenida Tocantins em audiência pública | Prefeitura Municipal de Palmas

Com aprovação da população, Prefeitura de Palmas apresenta novo projeto da Avenida Tocantins em audiência…

2 horas ago

Prefeitura de Palmas é parceira da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas é parceira da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla…

3 horas ago

Prefeitura de Palmas lançará Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas lançará Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora Lançamento acontece na quarta-feira, 27,…

3 horas ago

Presidente do TJTO destaca importância da saúde mental em visita ao NAPsi

A presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargadora Maysa Vendramini Rosal, visitou, na…

4 horas ago

Cmei Amâncio José de Moraes em Palmas comemora semana da diversidade com Universidade da Maturidade | Prefeitura Municipal de Palmas

Cmei Amâncio José de Moraes em Palmas comemora semana da diversidade com Universidade da Maturidade…

5 horas ago