Nos primeiros 100 dias de 2025, com a gestão do prefeito Eduardo Siqueira Campos, a Secretaria Extraordinária de Igualdade Racial e Direitos Humanos (Seirdh) aderiu ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir), visando inclusive acesso a recursos federais; iniciou a articulação para regulamentação da Lei de Cotas no município; além de realizar ações de valorização da capoeira, apoio às casas de religiões de matriz africana, batalhas de rima e povos ciganos.
Nesse primeiro momento a pasta também mapeou 98 movimentos sociais e culturais atuantes em Palmas. O levantamento identificou 27 grupos de capoeira, 26 espaços de religiões de matriz africana, 12 coletivos LGBTQIA+, 14 organizações que atuam em defesa da negritude, oito movimentos de batalhas de rima e 11 frentes de defesa dos direitos humanos. Esses grupos representam a diversidade e a resistência presentes nos territórios da Capital, e fortalecem a construção de uma identidade plural.
O mapeamento segue em andamento e será ampliado ao longo do ano. Cerca de 50% dos movimentos identificados já foram visitados presencialmente. A meta é que todas as organizações mapeadas recebam atenção direta da gestão municipal ainda em 2025. A proposta da Seirdh é garantir escuta ativa, acolhimento das demandas e fortalecimento institucional dos grupos, a partir da construção conjunta de políticas públicas que dialoguem com a realidade dos territórios. “Nosso compromisso é estruturar políticas públicas que valorizem a diversidade e enfrentem as desigualdades históricas. Esses primeiros 100 dias marcam um passo importante nessa direção”, afirmou o secretário José Eduardo de Azevedo.
Outras Ações
A Secretaria Extraordinária de Igualdade Racial e Direitos Humanos tem apoiado o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir), em pleno funcionamento, além de trabalhar na instalação do Conselho Municipal de Direitos Humanos e Equidade (Comudheq), e na minuta da lei para criação do Conselho Municipal da Diversidade Palmense (Comdipa), que será responsável por dialogar com segmentos historicamente vulnerabilizados. O apoio ao Centro de Direitos Humanos de Palmas, atingido por incêndio em 2024, também foi incorporado às prioridades da pasta.
Texto: Kaio Costa
Edição: Denis Rocha
1/1
1/1
1/1
1/1
A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS aprovou, na noita desta segunda-feira (1°),…
A senadora Professora Dorinha (União) abriu, nesta quinta-feira (4), em Palmas, o Encontro Estadual pela…
O Senado promove na sexta-feira (12), a partir das 14h, uma sessão especial para comemorar…
A senadora Professora Dorinha Seabra (União) comemorou a publicação da Portaria MCID nº 996, de…
08/09/2025 - 15:53 Vinicius Loures/Câmara dos Deputados Aureo Ribeiro, relator da proposta A Comissão…
A aprovação, pela Câmara dos Deputados, do Projeto de Lei Complementar (PLP) 235/2019, que cria…