Categories: Estado

Bate-papo com equipe terceirizada na Comarca de Palmas reforça importância da coleta seletiva


Na manhã desta terça-feira (4/4), 37 pessoas,  que prestam serviço na Comarca de Palmas, participaram de um bate-papo com a servidora do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) e engenheira ambiental, Cinthia Azevedo, que faz parte da Coordenadoria de Gestão Socioambiental e Responsabilidade Social (Cogersa) e conversou com a equipe sobre a importância da coleta seletiva. 

A engenheira lembrou que muitos dos  terceirizados já passaram pelo curso de capacitação sobre a coleta seletiva, mas que novos prestadores de serviços acabam entrando e é preciso também reforçar os mais antigos a importância do programa.

“Aqui na Comarca de Palmas já temos o programa da coleta seletiva e alguns desses servidores já foram capacitação. Porém, temos sempre gente nova  e também precisamos reformar para os mais antigos a importância da coleta seletiva”, destacou Cinthia Azevedo.

Projeto Coleta Seletiva

O projeto de Coleta Seletiva Solidária, implantado em 2021, pretende melhorar o gerenciamento de recursos financeiros e materiais, bem como promover a inclusão social e a geração de renda e emprego, uma vez que os resíduos serão destinados à cooperativa de catadores cadastrada na cidade.

A ação atende a determinação contida na Resolução CNJ nº 400/2021 e no Plano de Logística Sustentável do Poder Judiciário do Tocantins, que prevê a destinação adequada de todos os tipos de resíduos produzidos com a implantação da coleta seletiva solidária.

Ações da Coleta Seletiva 2022

A responsabilidade social e ambiental é uma das prioridades do Poder Judiciário do Tocantins. Dentro do Relatório anual de desempenho do Plano de Logística Sustentável (PSL) ano base-2022, é possível observar que a maioria das metas estabelecidas na sustentabilidade foram atingidas. Ainda neste sentido, as ações de Coleta Seletiva tiveram destaque em 2022, quando comparadas ao ano anterior. Na destinação de resíduos de saúde, por exemplo, a meta foi alcançada, sendo destinados 5.065,99kg de resíduos de saúde produzidos na Comarca de Palmas.

Quando o assunto é reciclagem, foram enviados  6.760,45kg e 3.478,25kg de plástico para serem reciclados. As ações de qualidade de vida também tiveram as metas superadas, com 31.552. Quanto à destinação de resíduos de obras e reformas (kg), a meta era aumentar 79 para 62m³, a quantidade de descarte de resíduo de obras e reformas em 2022, em relação a 2021 – superada 93.765,01 destinados.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

TJTO realiza reunião de abertura do projeto JUS em Ação nas comarcas de Wanderlândia e Itaguatins

O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) realizou, nesta terça-feira (4/11), reuniões virtuais com as…

6 horas ago

Mutirão Fiscal de Porto Nacional segue até sexta-feira (7/11)

O Mutirão Fiscal de Porto Nacional teve início nesta segunda-feira (3/11) com a abertura oficial…

7 horas ago

TJTO abre inscrições para o 2º Prêmio Selo Verde com foco nas boas práticas sustentáveis

Estão abertas até o dia 14 de novembro as inscrições para a segunda edição do…

8 horas ago

Comissões de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio do TJTO apresentam novo fluxo de trabalho para melhor acolhimento às vítimas

As Comissões de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio e à Discriminação do Tribunal de Justiça…

9 horas ago

Saúde de Palmas registra mais de mil casos de sífilis neste ano na Capital | Prefeitura Municipal de Palmas

Saúde de Palmas registra mais de mil casos de sífilis neste ano na Capital Prefeitura…

10 horas ago

Tocantins pauta 58 julgamentos de crimes contra a vida e supera em 41% mutirão do ano passado

O Poder Judiciário do Tocantins tem agendadas 58 sessões do Tribunal do Júri para novembro…

10 horas ago