Presidente americano reforçou a concorrência econômica, mas descartou a possibilidade de endurecimento militar diante da situação com o artefato
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, insistiu esta quarta-feira, 8, que o país não quer conflitos com a China, apesar de ter destruído o suposto “balão espião” chinês no espaço aéreo americano. Pequim qualificou como “exagerada” a destruição do equipamento e mostrou-se confiante que as autoridades asiáticas estão cientes de sua intenção. “Deixei bem claro para [o presidente chinês] Xi Jinping. Vamos competir totalmente com a China, mas não buscamos conflitos”, disse Biden em entrevista à emissora pública “PBS”. O presidente se referiu aos contatos entre os dois governos para explicar porque tem tanta certeza de que a China conhece a posição dos EUA e descartou a ideia de que derrubar um balão espião em solo americano poderia piorar as relações.
Biden fez estas declarações um dia depois de proferir o seu discurso do Estado da União, no qual mal se referiu a questões internacionais como a já referida tensão com a China ou a guerra na Ucrânia, decisão que muitos analistas consideram precursora da sua possível candidatura para a reeleição em 2024. Segundo Washington, o balão chinês derrubado no final da semana passada, e que Pequim defende ser um dispositivo meteorológico, é na verdade um aparelho de espionagem com o qual as autoridades chinesas buscavam “monitorar locais estratégicos”. Seus destroços, que caíram no mar e, agora, estão sendo investigados pelas autoridades americanas.
*Com informações da EFE
Parque Cesamar lotado vive noite de poesia, música e gesto solidário no Natal Luz de…
Comunidade rural São Silvestre recebe mutirão de serviços do projeto Cidadania Rural Ação da Prefeitura…
Formatura da 10ª turma do Projeto Pescar celebra inclusão social e capacitação de jovens em…
Prefeitura de Palmas amplia acesso ao planejamento familiar com inserção gratuita de DIU Serão 100…
Desfile Natal Luz celebra criatividade cultural palmense Programação continua neste sábado, 13, a partir das…
O Comitê Gestor de Priorização do Primeiro Grau realizou, nesta sexta-feira (12/12), a última reunião…