Categories: Estado

Casais oficializam união durante casamento comunitário em Araguaína


Vinte e seis casais disseram “SIM” no último sábado (3/6), durante o projeto “Casamento Comunitário”, realizado pelo do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Comarca de Araguaína.

O projeto é uma ação de cidadania e inclusão social que visa facilitar a legalização do casamento civil. A cerimônia foi realizada em parceria com a diretoria do Foro e Cartório de Registro Civil e conduzido pelos juízes Deusamar Alves Bezerra – coordenador do Cejusc -, e Fabiano Ribeiro.

Antes da cerimônia, as noivas tiveram um momento de autocuidado, com maquiagem e penteado realizados através de uma parceria com consultoras da Mary Kay. Participaram do projeto casais que ainda não tinham a união oficializada e com renda de até três salários mínimos.

Com a oficialização, o projeto tem ainda o objetivo de proteção à família e a ampliação das garantias de direitos patrimoniais, sucessórios e previdenciários. O “Casamento Comunitário” atende às Resoluções n. 125/2010 do Conselho Nacional de Justiça, que dispõe sobre a Política Judiciária Nacional de tratamento adequado dos conflitos de interesses no âmbito do Poder Judiciário; e à nº 1, de 10 de janeiro de 2020 do Tribunal de Justiça do Tocantins, que dispõe sobre a Política Judiciária Estadual de tratamento dos conflitos de interesses judiciais, disciplina a organização e funcionamento do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) e às atividades dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), do Poder Judiciário do Estado do Tocantins.

Atende também ao enunciado 13 do Fórum Nacional da Mediação e Conciliação (Fonamec) que estabelece que “o Setor de Cidadania poderá contar com parceria para emissão de documentos como Registro Geral, Carteira de Trabalho, Título de Eleitor e serviços perante os Cartórios de Registro Civil e Registro Imobiliário”.

 



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

É proibido exigir cadastro e reserva antecipada para passagens grátis a idosos em ônibus semiurbanos, decide Câmara de Direito Público do TJTO

Toda pessoa com mais de 65 anos tem direito à gratuidade em ônibus semiurbanos, que…

3 horas ago

Reunião do comitê de política antimanicomial alinha implantação do Serviço de Residência Terapêutica em Palmas

O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), por meio do Comitê Estadual Interinstitucional de Monitoramento…

18 horas ago

Justiça valida ato da Prefeitura de Araguaína e mantém área da Chácara 514 com o município, mas anula desmembramento do imóvel

Um imóvel urbano com área de 13.137,25 m², que teve a incorporação ao patrimônio municipal…

19 horas ago

TJTO abre campanha Varal Solidário 2026 e mobiliza doações para o Pop Rua Jud em Araguaína e Gurupi

O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) deu início à campanha Varal Solidário 2026, que…

21 horas ago

Prorrogado prazo de consulta pública sobre desafios do Judiciário até 27/2

O prazo para envio de sugestões ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para o enfrentamento…

23 horas ago

Em Taquaruçu, pequenos negócios viram vitrine do Sebrae para lideranças nacionais | ASN Tocantins

Depois de reuniões técnicas e agendas institucionais em Palmas, lideranças nacionais do Sebrae deixaram os…

1 dia ago