O Projeto Circuito Cultural Infantil 2025 será desenvolvido em todos os centros municipais de educação infantil (Cmei’s) de Palmas e nas escolas que atendem a Educação Infantil na rede municipal de ensino, de 14 a 17 de abril, dividido em musicalidade, contação de histórias e movimento, conforme o calendário escolar. A programação prevê a realização de contação de histórias clássicas, fábulas, poesias e literatura regional; canções infantis, populares e regionais, brincadeiras, jogos cantados e expressão corporal.
A proposta do projeto valoriza a autonomia das unidades educacionais, permitindo que cada equipe pedagógica escolha o fio condutor das atividades conforme seus projetos investigativos de turma, projeto macro ou literatura infantil. Nas apresentações, serão utilizadas ambientações sonoras e rodas cantadas com repertório de artistas e grupos musicais infantis que estimulam a ludicidade, o movimento e o gosto pela música, contemplando tanto a cultura popular quanto produções contemporâneas e regionais.
Para as atividades voltadas à leitura e contação de histórias são escolhidas obras de autores regionais que podem participar do evento. Embasadas nos conteúdos literários apresentados durante a construção dos projetos investigativos da unidade, são organizados espaços de leitura, uso de fantoches, teatro de sombras, encenações e contação de histórias com participação das crianças e criação de painéis ilustrados coletivamente.
O projeto visa promover experiências que favoreçam o desenvolvimento motor, a percepção corporal e a criatividade, além de fortalecer vínculos afetivos e promoção do bem-estar das crianças, as atividades priorizam o movimento dos alunos com brincadeiras tradicionais como ciranda, pula corda, estátua, dança das cadeiras, amarelinha, batata quente e pega-pega. Há também na proposta a realização de jogos cantados, coreografias com canções infantis e expressão corporal livre, inspirada em histórias ou músicas do repertório da turma e circuitos psicomotores com materiais diversos como túneis, bambolês, cordas, cones e elementos da natureza.
Ainda nesta vertente há atividades que integram música e movimento como dança com lenços, com colheres, com elementos da natureza, ritmos regionais, percussão corporal e vivências de relaxamento e consciência corporal como massagem, respiração e yoga para crianças.
Texto: Rogério Franco
Edição: Denis Rocha
1/1
Estudantes da rede municipal são alertados quanto aos perigos da internet para crianças e adolescentes…
Construção da galeria pré-moldada na obra do novo acesso à região norte de Palmas entra…
O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) realizou, nesta quarta-feira (10/9), uma ação alusiva ao…
População já pode acessar consulta pública sobre uso de contêineres na coleta de resíduos domiciliares…
Prefeitura de Palmas alerta para cuidados com animais durante período de baixa umidade Defesa Civil…
Em conferência, secretária de Ação Social de Palmas reafirma compromisso da gestão com políticas voltadas…