Foi realizada na manhã desta quinta-feira, 12, a colheita de parte da produção da Fazendinha, espaço da Prefeitura de Palmas na Agrotins. São 15 mil metros quadrados cultivados com produtos diversos pelos técnicos da Secretaria Municipal da Agricultura e Serviços do Interior (Seasi), de forma a serem colhidos após a feira, e entregues às unidades de ensino para incremento da merenda escolar.
Marta Mazely, superintendente de Avaliação e Desempenho Educacional da Secretaria Municipal da Educação (Semed), considera que a Fazendinha, sendo uma vitrine da Secretaria de Agricultura, funciona como um espaço de demonstração e aprendizado. “Muitos alunos da rede municipal tiveram a oportunidade de vivenciar essa experiência entre escola e campo, acompanhar o plantio e agora a colheita. Essa vivência fortalece o processo educativo e torna o ensino mais dinâmico, além de incentivar futuras vocações”, acredita.
O secretário da municipal da Agricultura e Serviços do Interior, Major Negreiros, ressalta a parceria e o vínculo com a educação palmense e a satisfação em fazer a entrega da produção aos 15 diretores das escolas que receberam milho e banana. “Por meio da Fazendinha, produzimos alimentação saudável para as crianças da rede municipal, sem agrotóxicos. Com a criação de peixe já se faz a adubação da banana e do maracujá, em uma cadeia de produção que também é didática”, explica.
Na ação de hoje, foram colhidas entre 15 e 20 mil espigas de milho que irão atender quase toda a rede municipal no período das festas juninas. Marli Cristina Oster, gestora do Centro Municipal de Ensino Infantil (Cmei) Professora Margarida Lemos, considera a parceria de suma importância. “Precisamos resgatar os valores nutricionais, e a presença das crianças neste espaço é fundamental. Ainda podemos ofertar uma merenda com mais qualidade que contribui para um melhor aprendizado, porque uma criança bem alimentada com certeza aprende com mais facilidade”, considera.
O técnico agrícola da Seasi, Evaldo Pereira de Santana, explica que a Fazendinha vai muito além que os dias da Agrotins. “Desde 2018 que este espaço funciona todos os dias, sem parar, produzindo o ano todo, com quase a totalidade da produção destinada à educação. Outro fator interessante é que aqui funciona também como uma escola, pela parceria com a Educação e também com produtores e universitários”, finaliza.
Texto: Rogério Franco
Edição: Denis Rocha
1/1
1/1
O Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJRS) promove, em parceria…
Na quinta-feira (4/2), o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) realizou, na sede do Fórum…
Integrantes da Rede TO Sustentável promoveram a primeira reunião do ano, na manhã desta sexta-feira…
O Sebrae Tocantins recebeu nesta sexta-feira, 06, em Palmas, a visita institucional do presidente do…
O Conselho de Sentença da 1ª Vara Criminal da Comarca de Araguaína condenou Adnilson Barbosa…
O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, visitou o Sebrae Tocantins na manhã desta sexta-feira, 7,…