Categories: Estado

Com audiências públicas, Nupref amplia o diálogo sobre a regularização fundiária nas regiões Sul e Sudeste do Tocantins


Aurora do Tocantins encerrou, na noite desta terça-feira (14/03), o ciclo de sete audiências públicas realizadas ao longo da semana pela equipe do Núcleo de Prevenção e Regularização Fundiária (Nupref) em municípios das regiões sul e sudeste do Tocantins. Além de Aurora, entre os dias 13 e 14 de março a ação da Corregedoria-Geral da Justiça do Tocantins (CGJUS) passou também por Santa Tereza do Tocantins, Santa Rosa do Tocantins, Gurupi, Rio da Conceição, Porto Alegre do Tocantins e Novo Jardim. Mais de 500 pessoas participaram dos eventos. 

Visando evitar a formação de novos núcleos informais e a regularização fundiária dos já existentes, as audiências públicas buscam ampliar o diálogo com o Poder Público e a sociedade. É um momento para apresentação do processo de Regularização Fundiária Urbana (Reurb) e uma oportunidade de tirar dúvidas da comunidade. 

A audiência pública em Aurora do Tocantins foi realizada na quadra poliesportiva da Escola Municipal Marcolina e contou com a participação de pessoas como a dona Eunice Alves Ferreira Rodrigues. Com três imóveis em situação irregular, para ela o evento foi um momento importante para tirar dúvidas sobre o processo de regularização dos lotes. Já o lavrador Bento Tavera dos Santos, de 58 anos, disse que não acreditava na regularização fundiária, mas agora não tem dúvidas que o processo será realizado na cidade e vai poder ficar em situação regular com o Município.

Em Rio da Conceição, a aposentada Maria Helena dos Reis também participou da audiência pública e elogiou a iniciativa. Aos 66 anos, ela ficou animada ao saber da recomendação da Corregedoria para que os títulos sejam emitidos, preferencialmente, em nome das mulheres. Conforme  destacou o coordenador do Nupref, juiz Wellington Magalhães, a recomendação é uma forma de empoderamento feminino. “Busca acabar com todas as formas de discriminação contra as mulheres, garante a participação plena e efetiva das mulheres e a igualdade de oportunidades para a liderança em todos os níveis de tomada de decisão na vida política, econômica e pública”, afirmou.

 

Audiências Públicas

As audiências públicas são realizadas nos municípios que já assinaram o Termo de Cooperação Técnica com o Poder Judiciário do Tocantins e estão em processo de regularização fundiária. Atualmente, 110 dos 139 municípios do Tocantins possuem parceria para legalização de áreas com terrenos em situação irregular.

Clique aqui e saiba mais sobre essa iniciativa. 



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Técnicos da Semed analisam Plano Educacional Individualizado das escolas da rede municipal de ensino de Palmas | Prefeitura Municipal de Palmas

Técnicos da Semed analisam Plano Educacional Individualizado das escolas da rede municipal de ensino de…

5 horas ago

Critérios de distribuição do Fundeb podem ser aprimorados, dizem debatedores — Senado Notícias

Especialistas reunidos na Comissão de Educação (CE) defenderam o complemento da União ao Fundeb, mas…

5 horas ago

Judiciário do Tocantins participa de maratona nacional de inovação para Juizados Especiais em Pernambuco

A juíza titular do 2º Juizado Especial Cível e Criminal da Comarca de Palmas, Ana…

5 horas ago

Prefeitura de Palmas abre inscrições para seleção de representantes do Conselho Municipal de Proteção Animal | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas abre inscrições para seleção de representantes do Conselho Municipal de Proteção Animal…

5 horas ago

Escola de Palmas doa hortaliças cultivadas por seus alunos a Cmei | Prefeitura Municipal de Palmas

Escola de Palmas doa hortaliças cultivadas por seus alunos a Cmei Em ação solidária apoiada…

6 horas ago

Nota técnica do TJTO para ações indevidas sobre sistema de crédito do Banco Central é aprovada pelo Grupo Decisório do Centro Nacional de Inteligência

A Nota Técnica TJTO n. 17/2025, elaborada pelo Centro de Inteligência do Núcleo de Gerenciamento…

6 horas ago