Categories: Estado

Com audiências públicas, Nupref amplia o diálogo sobre a regularização fundiária nas regiões Sul e Sudeste do Tocantins


Aurora do Tocantins encerrou, na noite desta terça-feira (14/03), o ciclo de sete audiências públicas realizadas ao longo da semana pela equipe do Núcleo de Prevenção e Regularização Fundiária (Nupref) em municípios das regiões sul e sudeste do Tocantins. Além de Aurora, entre os dias 13 e 14 de março a ação da Corregedoria-Geral da Justiça do Tocantins (CGJUS) passou também por Santa Tereza do Tocantins, Santa Rosa do Tocantins, Gurupi, Rio da Conceição, Porto Alegre do Tocantins e Novo Jardim. Mais de 500 pessoas participaram dos eventos. 

Visando evitar a formação de novos núcleos informais e a regularização fundiária dos já existentes, as audiências públicas buscam ampliar o diálogo com o Poder Público e a sociedade. É um momento para apresentação do processo de Regularização Fundiária Urbana (Reurb) e uma oportunidade de tirar dúvidas da comunidade. 

A audiência pública em Aurora do Tocantins foi realizada na quadra poliesportiva da Escola Municipal Marcolina e contou com a participação de pessoas como a dona Eunice Alves Ferreira Rodrigues. Com três imóveis em situação irregular, para ela o evento foi um momento importante para tirar dúvidas sobre o processo de regularização dos lotes. Já o lavrador Bento Tavera dos Santos, de 58 anos, disse que não acreditava na regularização fundiária, mas agora não tem dúvidas que o processo será realizado na cidade e vai poder ficar em situação regular com o Município.

Em Rio da Conceição, a aposentada Maria Helena dos Reis também participou da audiência pública e elogiou a iniciativa. Aos 66 anos, ela ficou animada ao saber da recomendação da Corregedoria para que os títulos sejam emitidos, preferencialmente, em nome das mulheres. Conforme  destacou o coordenador do Nupref, juiz Wellington Magalhães, a recomendação é uma forma de empoderamento feminino. “Busca acabar com todas as formas de discriminação contra as mulheres, garante a participação plena e efetiva das mulheres e a igualdade de oportunidades para a liderança em todos os níveis de tomada de decisão na vida política, econômica e pública”, afirmou.

 

Audiências Públicas

As audiências públicas são realizadas nos municípios que já assinaram o Termo de Cooperação Técnica com o Poder Judiciário do Tocantins e estão em processo de regularização fundiária. Atualmente, 110 dos 139 municípios do Tocantins possuem parceria para legalização de áreas com terrenos em situação irregular.

Clique aqui e saiba mais sobre essa iniciativa. 



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Com mais de R$ 8,5 milhões acordados, 20ª Semana Nacional da Conciliação termina nesta sexta-feira (7/11)

Magistrados(as), conciliadores(as) e mediadores(as) estão mobilizados no atendimento aos(às) cidadãos(ãs) que buscam o Poder Judiciário…

14 horas ago

Comissão atribui a bombeiros definir regras para instalação de tomada de carro elétrico – Notícias

06/11/2025 - 19:32   Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados Texto aprovado é o substitutivo…

14 horas ago

Prefeitura de Palmas articula plano de ação para atendimento da população em situação de rua | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas articula plano de ação para atendimento da população em situação de rua…

15 horas ago

Em Manaus, ouvidor judiciário do TJTO participa do 13° Encontro Nacional do Colégio de Ouvidores Judiciais

O ouvidor judiciário do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargador João Rodrigues Filho, participa…

15 horas ago

Prefeitura de Palmas orienta tutores sobre prevenção ao câncer de próstata e outras neoplasias em cães e gatos | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas orienta tutores sobre prevenção ao câncer de próstata e outras neoplasias em…

15 horas ago

Prefeito Eduardo Siqueira Campos é homenageado pelo Exército e pela Marinha em reconhecimento ao apoio institucional | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeito Eduardo Siqueira Campos é homenageado pelo Exército e pela Marinha em reconhecimento ao apoio…

16 horas ago