Foto: Washington Luiz/Governo do Tocantins
O Governo do Tocantins celebra o primeiro ano do curso de Medicina na Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), sediado no câmpus de Augustinópolis. O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, ressalta que a cidade é referência em saúde para a região do Bico do Papagaio, onde possui um Hospital Regional administrado pelo Estado, que servirá de unidade escolar para os alunos da instituição. A Unitins segue com as inscrições do vestibular abertas até a próxima segunda-feira, 7 de novembro, com taxa de R$ 120.
As provas serão aplicadas no dia 4 de dezembro com início das aulas previsto para o primeiro semestre de 2023. Entre os 17 cursos de graduação ofertados pela instituição, em seus cinco câmpus, o curso de Medicina dispõe de 40 vagas das 680 disponíveis neste certame.
Medicina em Augustinópolis
Voltado para a formação de um profissional capaz de atuar em todos os contextos de saúde, especialmente no Sistema Único de Saúde (SUS), o curso de Medicina na Unitins foi instalado no câmpus de Augustinópolis não por acaso. O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, salienta que a cidade é referência em saúde da região e possui um Hospital Regional administrado pelo Estado. “As atividades de internato serão realizadas nos cenários públicos da cidade, com o objetivo de inserir o aluno no contexto local, a fim de que ele possa conhecer, na prática, as demandas e as ações de saúde da região. É algo que reflete em ajuda mútua: o aluno na sua formação e a comunidade e toda a região com novos profissionais em formação”, pontua.
O reitor da Unitins, Augusto Rezende, reforça que a escolha de ofertar o curso de medicina na região do Bico do Papagaio foi estratégica. “A Unitins já ofertava o curso de Enfermagem no câmpus Augustinópolis, então já tinha essa ambiência com a área da saúde. Existe uma grande necessidade da formação médica e ampliação do sistema de saúde na região e a Unitins veio preencher essa lacuna da formação do ensino superior com o curso de Medicina”, complementa. Ele evoca, ainda, para que os tocantinenses se inscrevam no vestibular e aproveitem a oportunidade. “Nas duas primeiras turmas de Medicina, 42% dos acadêmicos são tocantinenses. Esse número confirma o curso como uma política pública de acesso ao ensino superior para os estudantes do Tocantins. Nosso desejo é que mais tocantinenses ingressem no curso e nos demais cursos ofertados pela universidade e tenham acesso ao ensino público e de qualidade”, destaca.
Desde o dia 13 de setembro de 2021 sendo ofertado pela instituição, o curso de Medicina faz parte da expansão do câmpus de Augustinópolis, como explica a diretora Gisele Padilha. “Atualmente, contamos com o complexo de ciências da saúde, com laboratórios e equipamentos de alta tecnologia para melhor atender os cursos de medicina e enfermagem. Além de laboratórios e núcleos de práticas contábeis e jurídicas”, pontua. A diretora do câmpus de Augustinópolis também convidou os alunos do Tocantins e de todo o Brasil para se inscreverem no vestibular. “Estamos prontos para recebê-los, tanto para a prova quanto para o início do próximo semestre”, convoca.
Quem respondeu a essa convocação há um ano foi o acadêmico Ygor Sousa, de 22 anos, tocantinense, natural de Palmas. Ele, que chegou a iniciar outros dois cursos de graduação, abdicou das vagas para conseguir aprovação no que mais queria. “Foram 4 anos de muita luta para alcançar esse objetivo e fiquei muito feliz por estar próximo de casa. Meus pais moram em Palmas, então sempre que eles têm a oportunidade de visitar, eles vêm aqui e eu também vou sempre que tenho uma oportunidade”, relata o estudante, filho de mãe mato-grossense e pai paraibano.
O professor doutor em Saúde Pública, Saulo Meira, veio da Bahia para fortalecer o quadro de docentes do curso de medicina em Augustinópolis. Ele destaca o fato da Unitins ser uma instituição focada no pioneirismo e dedicada às novas tecnologias. “Encontrei aqui um terreno fértil para o desenvolvimento, tanto do ensino quanto da pesquisa e da extensão”, informa ao destacar alguns projetos que estão sendo desenvolvidos no câmpus. “Aguardo ansioso a entrada de novos alunos para que possam contribuir com esses projetos que estamos desenvolvendo e fortalecer a nossa instituição, nosso curso de medicina, voltado para um ensino de qualidade e pesquisas que consigam transcender a região do Bico do Papagaio e se tornarem referência nacional e internacionalmente”, finaliza.
Vestibular 2023/1
O vestibular refere-se à seleção de 680 vagas em diversos cursos de graduação na modalidade presencial, com início previsto para o primeiro semestre de 2023 e distribuídos nos câmpus de Araguatins, Augustinópolis, Dianópolis, Palmas e Paraíso do Tocantins. A isenção da taxa de inscrição ficou disponível para ser solicitada até dia 3 de outubro e o resultado final dos atendidos pode ser conferido neste link.
Até dia 22 de novembro é para que os locais de prova sejam divulgados no site da Unitins e o certame deve ser aplicado no domingo, 4 de dezembro. Você pode conferir o cronograma do vestibular geral 2023/1 aqui.
Em Araguatins, são ofertados os cursos de Letras e Pedagogia; em Augustinópolis, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem e Medicina; já o câmpus de Dianópolis oferece os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Direito; na Capital, Palmas, o câmpus sedia os cursos de Direito, Engenharia Agronômica, Pedagogia, Serviço Social e Sistemas de Informação; por fim, Paraíso oferece Ciências Contábeis, Direito e Tecnologia em Gestão do Agronegócio. Todos os cursos estão com 40 vagas disponíveis.
Prefeitura de Palmas se prepara para o Dia D pela Primeira Infância que acontece no…
Procon Palmas participa do Seminário Nacional da Febraban em Brasília Evento discutiu inovação, transparência e…
A presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargadora Maysa Vendramini Rosal, recebeu nesta…
Prefeitura de Palmas reforça manutenção nas estradas vicinais que integram rota de ônibus escolares Equipes…
Está publicada no Diário Oficial da União de terça-feira (4) a Lei 15.250, que classifica…
Prefeitura de Palmas lança calendário oficial do Novembro Negro com mais de 30 atividades por…