Categories: Estado

Comissão aprova medidas de conservação da bacia do Tocantins-Araguaia – Notícias


05/09/2023 – 13:14  

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Carlos Henrique Gaguim recomendou a aprovação da proposta

A Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei  que atribui ao poder público medidas de conservação da Região Hidrográfica do Tocantins-Araguaia-RHTA (PL 4058/20). Entre elas, a elaboração de zoneamento ecológico-econômico, a implantação de sistema de monitoramento e recuperação da cobertura vegetal do Cerrado, e a implantação de programa de pagamento por serviços ambientais.

O texto também prevê a implantação dos planos das bacias hidrográficas dos rios Tocantins, Araguaia, Pará e Acará-Guamá, e a gestão integrada dos reservatórios do rio Tocantins, tendo em vista o uso múltiplo da água.

A RHTA abrange 920 mil km² e abriga cerca de 8,6 milhões de habitantes em cinco estados (Goiás, Tocantins, Pará, Maranhão e Mato Grosso) e no Distrito Federal.

Importância
O relator, o deputado Carlos Henrique Gaguim (União-TO), recomendou a aprovação da proposta, apresentada pelo deputado Josimar Maranhãozinho (PL-MA). Segundo ele, a região hidrográfica é uma das mais importantes do País, reunindo hoje nove usinas hidrelétricas e 27 pequenas centrais hidrelétricas. Também contribui com expressiva produção agrícola e mineral.

“É preciso, pois, promover o desenvolvimento sustentável na RHTA e o uso racional dos recursos hídricos, bem como combater a degradação ambiental”, disse Gaguim.

Pelo texto aprovado, a construção de usinas hidrelétricas só será autorizada após a criação de um programa de reassentamento de comunidades atingidas pelos reservatórios e de recomposição de perdas econômicas; e da implantação de medidas de conservação das espécies de peixe ali existentes, em especial das espécies migratórias.

Além disso, novos empreendimentos na região dependerão da adequação dos serviços de saneamento básico. A carvoaria ou produção de lenha com vegetação nativa passarão a ser proibidas na RHTA, e empresas que precisarem dessas fontes de energia deverão recorrer a florestas plantadas.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado agora pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

Reportagem – Janary Júnior
Edição – Rachel Librelon



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Moderno, sustentável e acolhedor, novo Fórum da Comarca de Gurupi será entregue nesta segunda-feira (15/9)

A Comarca de Gurupi, no sul do estado, comemora a concretização de um sonho aguardado…

11 horas ago

Comissões de Assédio do 1º e 2º Graus do TJTO se reúnem para alinhamento de ações e planejamento de atividades para 2026

As Comissões de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral, Sexual e à Discriminação do 1º…

12 horas ago

Prefeitura de Palmas realiza mutirão de limpeza e recolhe cerca de meia tonelada de folhas da Praça do Bosque | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas realiza mutirão de limpeza e recolhe cerca de meia tonelada de folhas…

12 horas ago

Câmara Técnica de Atração de Investimentos de Palmas define eixos prioritários para impulsionar economia da cidade | Prefeitura Municipal de Palmas

Câmara Técnica de Atração de Investimentos de Palmas define eixos prioritários para impulsionar economia da…

13 horas ago

Prefeitura de Palmas conduz primeiras deliberações do Conselho Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas conduz primeiras deliberações do Conselho Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal Realizado…

13 horas ago