Categories: Estado

Comissão aprova priorizar Lei Maria da Penha em casos de violência doméstica – Notícias


19/12/2025 – 12:10  

Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

Ricardo Ayres recomendou a aprovação da proposta

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1299/25, da deputada Laura Carneiro (PSD-RJ), que reforça a competência da vara especializada em crimes contra a mulher para processar os casos de violência doméstica que envolvam vítimas do gênero feminino, ainda que sejam crianças, adolescentes ou idosos.

O objetivo é que, em caso de conflitos com outras leis de proteção a pessoas vulneráveis, como o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) ou o Estatuto da Pessoa Idosa, se a vítima de violência doméstica for do gênero feminino, será aplicada a Lei Maria da Penha, independentemente da questão etária.

O texto tramita em caráter conclusivo e deverá seguir para análise do Senado, caso não haja recurso para que seja votado pelo Plenário. Para virar lei, a proposta precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.

Decisão do STJ
A justificativa do projeto se baseia em decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) deste ano, pela qual a “condição de gênero feminino é suficiente para atrair a aplicabilidade da Lei Maria da Penha, em casos de violência doméstica e familiar, prevalecendo sobre a questão etária”.

Para o relator na CCJ, deputado Ricardo Ayres (Republicanos-TO), colocar em lei a jurisprudência do STJ vai contornar pedidos de questões processuais desnecessárias.

“São discussões demoradas que por vezes podem retardar o trâmite processual, postergando a entrega da prestação jurisdicional urgente e enfraquecendo a proteção legal conferida às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar”, afirmou.

A medida proposta, segundo Ayres, vai evitar que entraves processuais inviabilizem a intenção do legislador de conferir, prioritariamente, proteção à mulher, seja ela criança, adolescente, adulta ou idosa, contra qualquer tipo de violência doméstica e familiar, inclusive na esfera sexual.

Reportagem – Tiago Miranda
Edição – Marcia Becker



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Júnior Brasão retorna ao Legislativo Municipal – Câmara de Palmas

A Câmara Municipal de Palmas (CMP) deu posse, na manhã desta sexta-feira (19), ao vereador…

14 minutos ago

Prefeitura de Palmas avança em projeto agroindustrial e tem cessão de uso encaminhada ao Conselho da Embrapa | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas avança em projeto agroindustrial e tem cessão de uso encaminhada ao Conselho…

26 minutos ago

Judiciário do Tocantins entra em recesso forense dia 20/12 com atendimentos mantidos em regime de plantão

O Poder Judiciário do Tocantins inicia o período de Recesso Forense às 18 horas desta…

29 minutos ago

Defesa Civil de Palmas alerta para final de semana chuvoso em Palmas, com risco de tempestades | Prefeitura Municipal de Palmas

Defesa Civil de Palmas alerta para final de semana chuvoso em Palmas, com risco de…

46 minutos ago

Última reunião de trabalho do ano reúne desembargadores para balanço de ações, projeções para 2026 e boas-vindas aos novos integrantes da Corte

O último dia de trabalho antes do recesso forense no Tribunal de Justiça do Tocantins…

2 horas ago

Servidores devem ficar atentos aos dias de ponto facultativo para responder Censo Previdenciário | Prefeitura Municipal de Palmas

Servidores devem ficar atentos aos dias de ponto facultativo para responder Censo Previdenciário Durante recesso…

2 horas ago