Categories: Estado

Comissão aprova universalização da energia elétrica na Amazônia Legal em 2025 – Notícias


11/11/2022 – 14:15  

Marina Ramos/ Câmara dos Deputados

José Ricardo sugeriu a aprovação com mudanças pontuais no texto original

A Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia da Câmara dos Deputados aprovou projeto que determina que, até 2025, toda a população residente em regiões remotas da Amazônia Legal deverá contar com acesso à energia elétrica.

Pelo texto, o governo federal estabelecerá em regulamento as metas a serem atingidas por empresa de distribuição de energia elétrica para o cumprimento do prazo previsto. A distribuidora que descumprir a meta individual não terá direito a reajuste da tarifa de energia.

As medidas constam no Projeto de Lei 4248/20, do deputado Airton Faleiro (PT-PA), aprovado com parecer favorável do relator, deputado José Ricardo (PT-AM). Ele propôs um substitutivo com mudanças pontuais, sem, contudo, alterar o sentido original da proposta.

Uma das mudanças é o adiamento do prazo de universalização: 2025 em vez de 2023 previsto originalmente. “Essa medida se justifica pela adequação ao prazo para a necessária tramitação do texto pelas duas Casas Legislativas [Câmara e Senado]”, disse Ricardo.

Outra mudança proposta por ele determina que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) deverá regulamentar, no prazo de 90 dias, os procedimentos para a execução da universalização do acesso à energia elétrica na Amazônia Legal.

Importância
O relator destacou a importância do projeto para a região. Segundo José Ricardo, o orçamento reservado pelo governo federal para a universalização (R$ 1,1 bilhão em 2022) só atende 95 mil famílias, mas existem cerca de 428 mil ainda não interligadas à rede elétrica nacional nem a sistema isolados.

“Nesse contexto, torna-se evidente a importância e a conveniência de iniciativas que promovam a universalização do fornecimento de energia elétrica às comunidades mais remotas desse País”, afirmou Ricardo.

Ele lembrou ainda que a pandemia da Covid-19 acentuou os problemas na região causados pela ausência de infraestrutura elétrica. “A falta de acesso a serviços essenciais está diretamente associada ao elevado nível de contaminações e de óbitos pela doença na região”, apontou.

Custos
O texto aprovado prevê que os custos da universalização serão financiados pela Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), que incide sobre a conta de luz. Na prática, representa um novo encargo na fatura mensal para os consumidores.

Para minimizar o impacto aos usuários, a União poderá destinar até R$ 6 bilhões à CDE. Os recursos deverão ser usados para cobertura dos custos de contratação e implantação de sistemas de geração de energia elétrica, com ênfase em fontes renováveis (como solar ou eólica).

Caberá à Aneel aprovar um plano de execução das ações de universalização. A proposta prevê ainda atendimento prioritário para as comunidades mais remotas.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado ainda pelas comissões de Minas e Energia; Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

 

 

Reportagem – Janary Júnior
Edição – Natalia Doederlein



Source link

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

mais de mil atendimentos são realizados em Itaguatins

Inspirada na força simbólica presente em parte de seu nome, Ita, que significa “pedra” em…

1 hora ago

I Encontro do GGEM fortalece atuação interdisciplinar das Equipes Multidisciplinares do TJTO

Com a proposta de promover alinhamento técnico e institucional, com troca de experiências, escuta qualificada…

2 horas ago

Portaria conjunta do TJTO e CGJUS moderniza expedição de mandados no eproc e ajusta regras para diligências

A Presidência do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) e a Corregedoria-Geral da Justiça publicaram,…

3 horas ago

Núcleo de Atendimento Integrado (NAI) define metas e prioridades para nova gestão de 2026

Integrantes do Núcleo de Atendimento Integrado (NAI), que atuam diretamente com adolescentes em conflito com…

4 horas ago

Servidores concluem curso de Elaboração de Projetos para Captação de Recursos | Prefeitura Municipal de Palmas

Servidores concluem curso de Elaboração de Projetos para Captação de Recursos Formação capacitou servidores sobre…

4 horas ago

Prefeitura de Palmas participa do 3º Encontro de Lideranças Supermercadistas do Tocantins | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas participa do 3º Encontro de Lideranças Supermercadistas do Tocantins Evento, realizado nesta…

5 horas ago