Foto: Prefeitura de Palmas
Uma comissão paritária formada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Serviços Regionais (Sedusr), Conselho Regional de Engenharia (CREA/TO) e Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/TO) vai discutir novos parâmetros de análise para a emissão do conjunto de alvarás que compõem os processos de construção, junto à Prefeitura de Palmas. A decisão foi tomada em reunião conjunta, realizada na tarde desta segunda-feira, 29, entre o secretário Edmilson Vieira, titular da Sedusr, e os respectivos representantes das duas autarquias, Daniel Iglesias (presidente do CREA) e Gilmar Scaravonatti (gerente técnico do CAU), além de José Fernando, da Associação dos Engenheiros Civis do Tocantins, e técnicos da Prefeitura.
Ficou decidido ainda que o Decreto nº 1.618, de 14 de junho de 2018, será transformado em portaria da Sedusr, pasta responsável pela análise desses processos, estando mantida a sua simplificação, sem prejuízo aos profissionais de engenharia e arquitetura, até que a comissão apresente um texto substitutivo para o fluxo dos processos. A comissão terá 60 dias para apresentar sua proposta.
Também ficou estabelecido que a emissão do Habite-se para obras comerciais será precedida de fiscalização, não sendo mais aceito relatório fotográfico para expedir o documento. Foi ponto consensual que a medida é necessária em face da insegurança jurídica resultante de excessos de profissionais que, muitas vezes, apresentam um projeto na Prefeitura e executam outro distinto do que foi aprovado, além de não apresentar, através das respectivas anotações de Responsabilidade Técnica ART (CREA) ou RRT (CAU), comprovação de que o profissional está em dia com suas atribuições junto aos conselhos fiscalizadores da profissão. A Prefeitura vai atuar com o setor de Posturas e os conselhos na fiscalização de eventuais desvios de conduta de profissionais.
A portaria com os nomes dos membros da comissão deve ser publicada ainda nesta semana, bem como a que regula a emissão do alvará e Habite-se.
Também participaram da reunião: Joel Miele, diretor de Urbanismo e Flávio Vale, gerente de Ordenamento Urbano, ambos da Sedusr, e Lúcio Milhomem, diretor de planejamento do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Impup), além da secretária municipal de Comunicação, Ivonete Motta.
“Dou início aos trabalhos judiciais de 2026 com a mesma responsabilidade e comprometimento do dia…
“Iniciamos o Ano Judiciário de 2026 convictos de que a Corregedoria-Geral da Justiça seguirá exercendo…
O mês de fevereiro marca o início da agenda de cursos e de eventos promovidos…
02/02/2026 - 17:20 Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados Rui Costa (E) entrega mensagem aos presidentes…
Pela primeira vez, o Poder Judiciário tocantinense publica uma versão impressa, em linguagem simples, do…
Portaria Nº 262 de 30 de janeiro de 2026 Dispõe sobre a escala de…