Foto: Prefeitura de Palmas
Uma comissão paritária formada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Serviços Regionais (Sedusr), Conselho Regional de Engenharia (CREA/TO) e Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/TO) vai discutir novos parâmetros de análise para a emissão do conjunto de alvarás que compõem os processos de construção, junto à Prefeitura de Palmas. A decisão foi tomada em reunião conjunta, realizada na tarde desta segunda-feira, 29, entre o secretário Edmilson Vieira, titular da Sedusr, e os respectivos representantes das duas autarquias, Daniel Iglesias (presidente do CREA) e Gilmar Scaravonatti (gerente técnico do CAU), além de José Fernando, da Associação dos Engenheiros Civis do Tocantins, e técnicos da Prefeitura.
Ficou decidido ainda que o Decreto nº 1.618, de 14 de junho de 2018, será transformado em portaria da Sedusr, pasta responsável pela análise desses processos, estando mantida a sua simplificação, sem prejuízo aos profissionais de engenharia e arquitetura, até que a comissão apresente um texto substitutivo para o fluxo dos processos. A comissão terá 60 dias para apresentar sua proposta.
Também ficou estabelecido que a emissão do Habite-se para obras comerciais será precedida de fiscalização, não sendo mais aceito relatório fotográfico para expedir o documento. Foi ponto consensual que a medida é necessária em face da insegurança jurídica resultante de excessos de profissionais que, muitas vezes, apresentam um projeto na Prefeitura e executam outro distinto do que foi aprovado, além de não apresentar, através das respectivas anotações de Responsabilidade Técnica ART (CREA) ou RRT (CAU), comprovação de que o profissional está em dia com suas atribuições junto aos conselhos fiscalizadores da profissão. A Prefeitura vai atuar com o setor de Posturas e os conselhos na fiscalização de eventuais desvios de conduta de profissionais.
A portaria com os nomes dos membros da comissão deve ser publicada ainda nesta semana, bem como a que regula a emissão do alvará e Habite-se.
Também participaram da reunião: Joel Miele, diretor de Urbanismo e Flávio Vale, gerente de Ordenamento Urbano, ambos da Sedusr, e Lúcio Milhomem, diretor de planejamento do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Impup), além da secretária municipal de Comunicação, Ivonete Motta.
Prefeitura prorroga prazo do Censo Previdenciário até 15 de janeiro Prazo foi estendido para garantir…
O Plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (16) o projeto que autoriza os estados, o…
A proposta de emenda à Constituição que inclui as polícias científicas entre os órgãos de…
Os projetos que criam quatro fundos ligados ao sistema de Justiça foram retirados da pauta…
Secretaria Municipal de Educação e Sintet tratam de temas estratégicos para 2026 Foram apresentados e…
Prefeitura de Palmas reformula decreto do Programa Família Extensa para ampliação do público Com a…