Os membros do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea) participaram na última sexta-feira, 11, do Lançamento do Censo Sisan, que revela o mapeamento completo do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) nos municípios brasileiros. O evento, no formato virtual, foi coordenado pela Secretaria Extraordinária de Combate à Pobreza e à Fome (SECF) do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), e apresentou os principais dados do Bloco de Segurança Alimentar e Nutricional da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (MUNIC-IBGE) 2023, com destaque para o mapeamento do Sisan em todo o Brasil.
Os conselheiros municipais acompanharam a apresentação de dados referentes à Política de Segurança Alimentar em todo o Brasil e assistiram ao debate que contou com a participação da secretária extraordinária de Combate à Pobreza e à Fome, Valéria Burity, da secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Lilian Rahal, do Diretor de Vigilância do Sisan, Alexandre Valadares e Elisabetta Recine, professora da UNB.
“O Censo Sisan nos traz um retrato de como o Brasil está avançando na agenda de Segurança Alimentar e Nutricional por meio das ações locais, e nos ajuda a refletir de que forma podemos aprimorar as políticas públicas no nível municipal. Um ponto interessante foi que podemos conhecer dados do País como um todo”, destacou a presidente do Comsea, Eloise Schott.
Cenário local
Palmas aderiu ao Sisan por meio da Resolução nº 7, de 21 de junho de 2024, que foi publicada na edição nº 122 do Diário Oficial da União (DOU). O Sisan tem como objetivos formular e implementar políticas e planos de segurança alimentar e nutricional, estimular a integração dos esforços entre governo e sociedade civil, bem como promover o acompanhamento, o monitoramento e a avaliação da segurança alimentar e nutricional e da realização progressiva do Direito Humano à Alimentação Adequada. A Capital também já conta com a Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), no Município de Palmas, instituída por meio do Decreto nº 1.679, de 8 de janeiro de 2019.
Texto: Eliene Campelo
Edição: Iara Cruz
Durante sessões extraordinárias, na tarde desta quinta-feira, 29, a Câmara Municipal de Palmas (CMP) aprovou…
Em uma iniciativa voltada à sustentabilidade, compensação ambiental e engajamento de servidores(as), o Tribunal de…
A senadora Professora Dorinha Seabra (União), se reuniu nesta quinta-feira (29) com o Ministro interino…
A Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça…
Convocadas pelo presidente Marilon Barbosa (REPUBLICANOS), três sessões extraordinárias a partir das 14h pautam o…
O juiz Carlos Roberto de Sousa Dutra, da 1ª Vara Criminal de Araguaína, determinou, nesta…