Categories: Estado

Corregedoria Geral da Justiça promove inclusão com projeto que visa fomentar ambiente mais diverso e igualitário


“Trabalhar no judiciário é a concretização de um sonho e uma conquista que nos proporciona a oportunidade de estar em um ambiente que agregará valor à minha formação acadêmica”, afirmou o universitário Pedro Ribeiro Filho, que começou a estagiar na Corregedoria Geral de Justiça neste mês de junho. A oportunidade de aprendizado surgiu com o  projeto Corregedoria Inclusiva, que tem como objetivo fomentar a inclusão e valorização de profissionais com deficiência no 1º grau de jurisdição.

A iniciativa faz parte do Plano de Gestão 2023-2025, que estabelece a inclusão de pessoas com deficiência na força de trabalho, com o objetivo de promover a inclusão e fomentar um ambiente mais diverso e igualitário (Meta 1G). “O propósito do projeto ‘Corregedoria Inclusiva’ é fomentar a acessibilidade e garantir igualdade de oportunidades para indivíduos com deficiência por meio da inclusão”, complementou a servidora Asplan, Leila Maia Bezerra.

Deficiente físico, Pedro está atuando na Assessoria de Projetos (Asplan). Ele é aluno de Direito na Faculdade Ulbra e deve se formar em no fim do ano. “Estou muito feliz com essa experiência”, concluiu. 

Acessibilidade e inclusão no Judiciário 

 A Resolução CNJ nº 230/2016 é um ato pioneiro no âmbito da administração pública com vistas à promoção dos preceitos previstos na Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e à Lei de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015).  

Com o intuito de aprimorar e promover maior efetividade às disposições previstas, o referido normativo foi atualizado pela Resolução n° 401, de 16 de junho de 2021, que dispõe sobre o desenvolvimento de diretrizes de acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência nos órgãos do Poder Judiciário e de seus serviços auxiliares e também regulamenta o funcionamento de unidades de acessibilidade e inclusão nos tribunais e conselhos de justiça.

MACRODESAFIO: GARANTIA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Educação de Palmas realiza formação para supervisores pedagógicos com foco na avaliação do Saeb | Prefeitura Municipal de Palmas

Educação de Palmas realiza formação para supervisores pedagógicos com foco na avaliação do Saeb Próximo…

11 horas ago

Mais de 500 voluntários(as) são capacitados(as) para atuar no Pop Rua Jud na sexta-feira (12/9)

“Vocês são a força motriz desta iniciativa. Com empatia e respeito, cada ato de amor…

11 horas ago

Prefeitura de Palmas oferta oficina gratuita sobre inovação a microempreendedores da Capital | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas oferta oficina gratuita sobre inovação a microempreendedores da Capital Capacitação será realizada…

11 horas ago

Prefeitura de Palmas e Ulbra firmam parceria para implantação de unidade de saúde comunitária | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas e Ulbra firmam parceria para implantação de unidade de saúde comunitária Projeto…

12 horas ago

Comissão Mista de Orçamento aprova créditos para fundo da reforma tributária – Notícias

09/09/2025 - 17:39   Pablo Valadares / Câmara dos Deputados Reunião da Comissão Mista de…

12 horas ago

Ex-prefeito de Palmeirante é condenado por improbidade administrativa e terá que ressarcir mais de R$ 6,8 milhões

O juiz José Roberto Ferreira Ribeiro, da 1ª Vara Cível de Colinas do Tocantins, sentenciou…

12 horas ago