Categories: Estado

Corregedoria Nacional de Justiça inicia inspeção no TJTO com foco em cooperação e aprimoramento


A Corregedoria Nacional de Justiça deu início, na manhã desta quarta-feira (24/9), à inspeção no Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO). A solenidade de abertura, realizada às 9h, marcou o início da visita técnica de três dias que visa fortalecer a prestação jurisdicional e disseminar boas práticas na 1ª e 2ª instância e serventias extrajudiciais (cartórios).

Em seu discurso de abertura, a presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, desembargadora Maysa Vendramini Rosal, expressou o espírito de cooperação da instituição com o CNJ. “Este é um momento valioso de diálogo e estamos de portas abertas para colaborar, com toda a transparência, reafirmando nosso compromisso em servir com ética e seriedade, sempre respeitando as normas e com o propósito de melhoria contínua dos serviços prestados à sociedade”, afirmou a desembargadora.

Presidente do TJTO, desembargadora Maysa Rosal ao abrir os trabalhos de inspeção do CNJ

A presidente destacou ainda o desempenho do TJTO, um tribunal de pequeno porte, mas com volume significativo de processos. Apenas no primeiro semestre de 2025, o Judiciário tocantinense julgou mais de 108 mil ações e baixou 111.600 processos, no mesmo período, informou a presidente, ao ressaltar os investimentos em tecnologia e a busca por eficiência.

“Historicamente, o TJTO investe em ferramentas que contribuem para a agilidade, eficiência e produtividade. Inclusive, neste mês de setembro, alcançamos o nível de excelência no índice de governança de tecnologia da informação e comunicação. Obtivemos o índice de 94,84 pontos percentuais no ranking da transparência.”

“A inspeção é uma oportunidade ímpar de ouvir, ajustar, aperfeiçoar, integrar boas práticas, corrigir falhas e construir um caminho que fortaleça ainda mais a nossa instituição”, concluiu, ao enfatizar o compromisso de sua gestão, que se iniciou em fevereiro deste ano, em fortalecer o sistema judiciário e a confiança pública, ao destacar os pilares de “Justiça, União e Sociedade” para o biênio 2025/2027.

Desembargador Arnoldo Camanho de Assis explica propósito da inspeção durante abertura, no TJTO

Representando o corregedor nacional, o ministro Mauro Campbell Marques, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), o desembargador Arnoldo Camanho de Assis, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), enfatizou o caráter colaborativo da inspeção.

“Como diz o ministro Mauro Campbell Marques, eminente corregedor nacional de Justiça, o propósito de uma inspeção da Corregedoria Nacional de Justiça não é exatamente de promover uma caça às bruxas, muito pelo contrário, é de apenas verificar a compatibilidade das rotinas e das práticas do tribunal com as resoluções que são emanadas do Conselho Nacional de Justiça”, esclareceu.

O desembargador também dissipou qualquer apreensão em torno dos trabalhos. “É natural que, quando se fala em inspeção e visita da Corregedoria Nacional de Justiça, haja uma certa apreensão e certa expectativa, mas nós queremos deixar muito claro que o nosso objetivo é cooperar e apontar, eventualmente, caminhos a seguir da melhor maneira possível, da maneira mais cortês possível”, disse.

Arnoldo Camanho também detalhou que a equipe percorrerá as unidades inspecionadas não apenas para verificar a compatibilidade com as resoluções do CNJ, mas também para apurar “eventualmente boas práticas que possam ser disseminadas em outros tribunais”.

Ele finalizou expressando otimismo em relação à troca de experiências. “Durante estes três dias, nós estaremos por aqui e eu tenho certeza de que haveremos de mais aprender do que, eventualmente, corrigir com as práticas do Tribunal de Justiça do Estado de Tocantins.”

Como funciona a inspeção

A equipe do CNJ se divide para percorrer as diversas unidades de 1º e 2º grau e cartórios extrajudiciais. A inspeção tem o objetivo de verificar o funcionamento de setores administrativos e judiciais do TJTO, bem como de serventias extrajudiciais. 

Os trabalhos serão realizados das 9h às 17h, de 24 a 26/9, com atendimento ao público na sede do TJTO. 

Neste período, a Corregedoria terá acesso aos sistemas administrativos e judiciais do tribunal, contando com espaço físico na sede para a realização de suas atividades. Os prazos processuais e os atendimentos ao público seguirão normalmente durante o período.





Equipe de inspeção do CNJ

Representantes da Corregedoria Nacional de Justiça

Desembargador Arnoldo Camanho de Assis
Juiz Lizandro Garcia Gomes Filho

Juízes(as) auxiliares da Corregedoria Nacional de Justiça

Albino Coimbra
Eduardo Ribeiro
Érick Pimenta
Fernando Cury
Lizandro Garcia
Mônica Raposo
Reginaldo Márcio

Servidores(as) em auxílio aos trabalhos

Adriana Delforge
Alécia Paiva
Alexandre Gomes
André Machado
Ednaldo Mota
Fabiano Tesolin
Gabriel Silva
Henrique Zeidan 
Hícaro Bertoletti
Israel Santos 
Juliana Ferreira
Karina Cobucci
Luciano Vieira
Marcelo Soeiro
Mônica Vogl
Orman Ribeiro
Rafael Presotto
Rejane Costa 
Rodrigo Soares 
Rodrigo Vasconcelos
Valéria Albuquerque



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Prefeitura de Palmas integra Conselho Consultivo do Centro de Inovação da Fapto | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas integra Conselho Consultivo do Centro de Inovação da Fapto InovaFapto objetiva consolidar…

10 horas ago

Parque Solar Municipal de Palmas é exemplo de energia sustentável em painel temático na conferência da ONU | Prefeitura Municipal de Palmas

Parque Solar Municipal de Palmas é exemplo de energia sustentável em painel temático na conferência…

11 horas ago

Seis minicursos simultâneos marcam manhã intensa do segundo dia do XVIII Congresso em Direitos Humanos

A manhã do segundo dia do XVIII Congresso Internacional em Direitos Humanos começou intensa e…

11 horas ago

Prefeitura capacita servidores de Recursos Humanos para atuação no Censo Cadastral | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura capacita servidores de Recursos Humanos para atuação no Censo Cadastral Censo será realizado no…

11 horas ago

Campanha “Dignidade Menstrual” arrecada mais de 3 mil itens e beneficia mulheres atendidas pela Casa da Mulher Brasileira | Prefeitura Municipal de Palmas

Campanha “Dignidade Menstrual” arrecada mais de 3 mil itens e beneficia mulheres atendidas pela Casa…

12 horas ago

2º Mutirão Fiscal de Gurupi negocia mais de R$ 21 milhões em dívidas

A 2ª edição do Mutirão de Negociação Fiscal da Comarca de Gurupi (Refis 2025), realizada…

12 horas ago