Categories: Estado

Corregedoria promove capacitação sobre Sustentabilidade e Acessibilidade no Judiciário


Servidores da Corregedoria Geral da Justiça participaram, nesta terça feira 21, de uma capacitação voltada para sustentabilidade e acessibilidade no Poder Judiciário. A iniciativa reforça o compromisso da instituição com um ambiente mais justo, inclusivo e responsável, seguindo as diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A iniciativa faz parte do Plano de Ação da Meta 8 do Plano de Gestão 2025–2027 da Corregedoria, que tem como objetivo “implementar e estimular ações de sustentabilidade e inclusão no âmbito do Poder Judiciário e de seus serviços auxiliares, acompanhando o cumprimento das Resoluções CNJ nº 400/2021 e 401/2021”, em consonância com a Diretriz Estratégica nº 5 do CNJ/2025.

Durante o treinamento, a engenheira ambiental Cinthia Azevedo, da Coordenação de Gestão Socioambiental (Cogersa), destacou que sustentabilidade vai além da economia de recursos. “A Justiça precisa ser referência em boas práticas. Sustentabilidade envolve responsabilidade econômica, social e de governança. Estamos aqui para mostrar que o Judiciário também cuida do futuro”, disse.Entre as ações apresentadas, estão campanhas internas de coleta seletiva, drive-thru para descarte de eletrônicos, práticas de educação ambiental com servidores e melhorias na acessibilidade tanto em espaços físicos quanto digitais.

Acessibilidade 
A inclusão também foi pauta central da capacitação. A secretaria executiva da Comissão Permanente de Acessibilidade e inclusão (CPAI), Patricia Idehara, destacou que preparar equipes para lidar com pessoas com deficiência é um passo importante para o cumprimento da Lei Brasileira de Inclusão e da Resolução 401 do Conselho Nacional de Justiça. “A capacitação da Corregedoria é um sinal claro de que há intencionalidade na mudança. Inclusão exige preparo, escuta ativa e transformação de atitudes”, afirmou.

Ela compartilhou exemplos práticos de como servidores e magistrados podem promover acessibilidade no dia a dia, reforçando o papel de cada um na construção de um Judiciário mais humano. “Muitas vezes, pequenas atitudes mudam completamente a forma como as pessoas se sentem acolhidas e garantem cidadania ao conferir igualdade de oportunidades no trabalho,  educação e lazer”, completou.

A capacitação reafirma o compromisso da Corregedoria com a eficiência administrativa, responsabilidade socioambiental e promoção da acessibilidade, pilares fundamentais para uma Justiça que acolhe e respeita a diversidade.

Porque ser justo também é ser acessível. E cuidar do futuro começa agora, com pequenas ações que transformam o Judiciário em um espaço de todos — para todos.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

TJTO recebe lista sêxtupla da OAB-TO para escolha de desembargador da advocacia

A lista sêxtupla com os nomes escolhidos pela Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Tocantins…

10 horas ago

Mutirão em Araguatins contabiliza 211 solicitações e fortalece acesso à documentação civil no Bico do Papagaio

A Corregedoria-Geral da Justiça do Tocantins (CGJUS) participou, na última semana, do Projeto de Itinerância…

11 horas ago

TJTO e Esmat celebram a certificação da Turma III do Programa de Residência Jurídica

O Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO) e a Escola Superior da Magistratura…

14 horas ago

Tribunal de Justiça publica plantão da 2ª Instância para o período de 13/2 a 20/2

Portaria Nº 381 de 06 de fevereiro de 2026 Dispõe sobre a escala de…

15 horas ago

É Ouro! Servidor da Câmara conquista 1º lugar no Tênis de Mesa nos Jogos dos Servidores – Câmara de Palmas

Representando o gabinete do vereador Joatan de Jesus (PL), Mateus Postal Oliveira garantiu o título…

2 dias ago

Curso online do TJRS sobre alterações nas regras de processamento e de pagamento de precatórios está disponível para acesso

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJRS) promove, em parceria…

3 dias ago