Categories: Estado

CPE Norte passa por treinamento para uso do Robô Renajud


Servidores(as) da  Central de Processamento Eletrônico de Feitos Judiciais de Primeiro Grau (CPE Norte), em Araguaína, participaram na tarde desta segunda-feira (17/6)  de um treinamento virtual para uso do Robô Renajud (Sistema de Restrição Judicial de Veículos). A capacitação foi ministrada pela assessora técnica administrativa da Diretoria Judiciária (Dijud) – Suporte ao Eproc, Celma Barbosa.

O Robô Renajud é uma ferramenta para atuar na consulta e restrição de veículos e que já está em funcionamento na Comarca de Dianópolis.  A execução é resultado de uma parceria com o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) e a implantação foi possível devido à padronização nacional do sistema processual Eproc. Foi projetado em parceria com a presidência do TJTO, as diretorias de Tecnologia da Informação, Judiciária e a Corregedoria-Geral da Justiça (CGJUS) e tem como objetivo eliminar etapas repetitivas.

A partir de uma certidão lançada nos autos e da inserção do processo em um localizador específico, o Robô faz a busca no Sistema Renajud e promove a restrição adequada, de acordo com as possibilidades disponíveis. Ele consulta ainda a tabela Fipe para ajudar o magistrado, magistrada a ter um valor base sobre o bem que deve ser objeto de restrição.

A implantação do Robô Renajud começou na Comarca de Dianópolis, como projeto piloto, e agora está expandido para outras Comarcas.

“Com a implantação do robô Renajud os(as) servidores(as) têm uma ferramenta que dispensa o uso de dois sistemas pra consultas e realizar restrições. Através de minutas, o(a) servidor(a) faz a movimentação, e no prazo máximo de 48 horas, o robô retorna as informações diretamente no processo, utilizando da automação de localizadores que otimizam a verificação do status de cada resposta juntada pelo próprio sistema.  Com isso, otimiza-se o tempo gasto pelas rotinas realizadas pelos servidores das unidades judiciais que têm uma alta demanda no dia a dia”, explica a servidora Celma Barbosa.

 



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Programa Água no Campo beneficiará cerca de mil famílias da agricultura familiar | Prefeitura Municipal de Palmas

Programa Água no Campo beneficiará cerca de mil famílias da agricultura familiar Projeto foi lançado…

3 minutos ago

Em ato institucional no TJTO, homens são chamados a selar pacto pela proteção de mulheres

Em um ato institucional alusivo à Campanha do Laço Branco, representantes das forças de segurança…

2 horas ago

Portal de Palmas cumpre 100% dos itens essenciais | Prefeitura Municipal de Palmas

Portal de Palmas cumpre 100% dos itens essenciais Avaliação indicou ainda que foram alcançados 97,84%…

2 horas ago

1º Fórum Comunitário do Selo Unicef é encerrado com consolidação do Plano de Ação do Município | Prefeitura Municipal de Palmas

1º Fórum Comunitário do Selo Unicef é encerrado com consolidação do Plano de Ação do…

4 horas ago

Tocantins conquista espaço entre os finalistas do Prêmio Sebrae de Jornalismo 2025 | ASN Tocantins

A presença do Tocantins ganhou destaque, nesta quinta-feira, 04, na cerimônia nacional do Prêmio Sebrae…

4 horas ago

Palmas inicia vacinação contra o VSR, vírus que causa bronquiolite em bebês, nesta segunda-feira, 8 | Prefeitura Municipal de Palmas

Palmas inicia vacinação contra o VSR, vírus que causa bronquiolite em bebês, nesta segunda-feira, 8…

5 horas ago