Categories: Estado

De volta à estrada, projeto EducaJus


Educação e Justiça, lado a lado, na formação de uma juventude consciente e cidadã! Essa é a proposta do EducaJus – De papo com a Justiça, um projeto do Poder Judiciário do Tocantins, que pretende atuar de forma itinerante na promoção dos direitos humanos, junto a estudantes do ensino público municipal em todas as comarcas do estado.

Ainda em caráter experimental, o projeto teve início no mês de maio e, dividido em etapas, se estende até agosto com um planejamento de ações voltadas a alunos do 9º ano do ensino fundamental II, em duas escolas da Comarca de Guaraí. São elas: a Escola Municipal Núcleo Euclides da Cunha, situada na região rural Beira do Rio; e a Escola Municipal Francisco Pinheiro da Silveira – Anexo 1, no município de Tabocão, distrito judiciário de Guaraí.

E entre os dias 5 e 7/6, a caravana EducaJus, composta por magistrados, servidores, egressos e mestrandos do Programa de Pós-Graduação da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat), além de órgãos e instituições parceiras, voltou à Comarca de Guaraí levando na bagagem novas etapas do projeto, com uma programação desenvolvida para os períodos da manhã e tarde nos três dias.

Saber
Na segunda e terça-feira (5 e 6/6), será apresentada a Fase do Saber, etapa composta por palestras e oficinas temáticas, desenvolvidas a partir das informações extraídas ainda na primeira fase, a Fase do Sentir, como explica a juíza auxiliar da Presidência do TJTO e coordenadora do projeto, Rosa Maria Rodrigues Gazire Rossi.

“A Fase do Sentir propôs dinâmicas e rodas de conversa, para que os adolescentes pudessem expor seus conhecimentos a respeito dos Direitos Humanos, suas necessidades e desejos. A partir daí nossa equipe fez uma leitura do conteúdo apresentado, selecionando alguns temas que, nesta segunda fase, a Fase do Saber, serão apresentados em forma de conhecimentos, por especialistas convidados”.

Clique aqui e saiba mais sobre a primeira fase do EducaJus – De papo com a Justiça (https://www.tjto.jus.br/comunicacao/noticias/mais-proximo-da-juventude-poder-judiciario-do-tocantins-lanca-educajus-de-papo-com-a-justica-e-visita-as-primeiras-escolas). 

Na programação de segunda-feira (5/6), aconteceram as palestras: Sistema Prisional brasileiro e tocantinense, com o magistrado Fábio Costa Gonzaga, diretor do Foro da Comarca de Guaraí e juiz titular da Vara Criminal; Educação Financeira, ministrada pelo servidor da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), Rogério Lopes; e Agentes da Democracia, com os servidores do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE/TO), Dorival Reis e Juliana Bringel.

Após a exibição de um vídeo sobre a importância do voto e seu impacto na sociedade, os representantes do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins desenvolveram uma gincana lúdica, com questões referentes às leis eleitorais. Em seguida, com a presença de uma urna eletrônica, simularam uma votação onde os estudantes puderam eleger candidatos fictícios.

Para a servidora do (TRE/TO), Juliana Bringel, falar de eleição com adolescentes que ainda não possuem idade para votar, é despertar a curiosidade sobre o processo e o desejo em se sentir parte dele. “Eles aprendem brincando! E a tenra idade é um momento oportuno para aprender do jeito certo, até porque eles são o futuro do país. E nosso desejo é que eles consigam chegar em casa e dividir com seus pais e familiares, seus ideais sobre a cidade, a comunidade e a própria escola”.

Para Lucas Rodrigues, de 13 anos, aluno do Núcleo Euclides da Cunha, na região Beira do Rio, em Guaraí, aprender sobre eleição foi uma experiência divertida e muito importante. “Participando do jogo e aprendi sobre as regras que existem nas eleições e como estudar o candidato para não cair em papo furado e fake news”.

Maria Gerlândia Barbosa Oliveira, é a coordenadora pedagógica das escolas do campo no município de Guaraí. Segundo ela, “a discussão dos conteúdos trazidos pelo EducaJus ampliam a consciência dessas crianças e auxilia na forma como elas poderão intervir no meio que vivem. Espero que essa experiência aconteça com frequência e que possa ser levada até outras comunidades escolares”.

Na terça-feira (6/6) a programação de palestras da “Fase do Saber” continua com os temas: Racismo, ministrada pela juíza Renata do Nascimento; Gênero e Violência contra a Mulher, pela advogada Stella Bueno; e Inteligência Emocional, ministrada pela psicóloga e servidora da Corregedoria Geral da Justiça (CGJUS), Luciane Prado.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Quem são os(as) novos(as) desembargadores(as) do Tribunal de Justiça do Tocantins

Experientes, com sólidas formações, conhecedores da realidade tocantinense, firmes nas decisões, e com olhares sensíveis.…

4 horas ago

Tribunal de Justiça empossa oito novos desembargadores; corte passa a ter 19 membros

O Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) elegeu e deu posse a…

5 horas ago

Balanço aponta que mais de 3.440 atendimentos foram ofertados no dia D pela Primeira Infância | Prefeitura Municipal de Palmas

Balanço aponta que mais de 3.440 atendimentos foram ofertados no dia D pela Primeira Infância…

7 horas ago

Comarca de Alvorada anuncia vencedora do concurso de logomarca para projeto de sustentabilidade

Criatividade, consciência ambiental e protagonismo juvenil marcaram o Concurso de Criação da Logomarca do Projeto…

7 horas ago

Prefeitura de Palmas capacita cerca de 500 jovens com cursos gratuitos ao longo de 2025 | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas capacita cerca de 500 jovens com cursos gratuitos ao longo de 2025…

7 horas ago

Atendimento presencial aos usuários do transporte coletivo será alterado na véspera de natal | Prefeitura Municipal de Palmas

Atendimento presencial aos usuários do transporte coletivo será alterado na véspera de natal Nos dias…

8 horas ago