Categories: Estado

“devidamente regularizado e registrado em cartório”, destaca corregedora ao entregar títulos fundiários a 55 moradores de Presidente Kennedy


“O cidadão, com anos de espera, hoje está recebendo o documento de sua propriedade devidamente regularizado, inclusive com o registro no cartório, e de forma gratuita”, destacou a corregedora-geral da Justiça, desembargadora Maysa Vendramini Rosal, durante a entrega de 55 títulos de legalização fundiária a moradores do setor Centro, no município de Presidente Kennedy, na manhã desta quinta-feira (31/8). 

A corregedora, na oportunidade, parabenizou o prefeito e toda sua equipe pelo projeto de regularização fundiária do município. Conforme definiu, a iniciativa é de grande importância para o cidadão.

Só felicidade

Lavrador pioneiro e bastante conhecido na cidade, seu Pedro Aleixo da Silva, de 83 anos, possui o imóvel onde mora há quase 50 anos. “Eu sempre tinha uma preocupação, porque não confio de morar em local sem documento”, disse. “Como é que posso provar que é minha?”, ressaltou. Mas desde o dia em que ficou sabendo que receberia o documento conta que passou a ser outro. “Agora é só felicidade”, comentou com uma gargalhada.

Dona Maria do Bonfim Sousa Barros Carvalho, 57 anos, também é pioneira em Presidente Kennedy e nunca pode dizer com segurança que era dona da casa onde mora há cerca de 30 anos. “Antes ficava preocupada, porque o povo falava que a gente não era dono”, disse, emendado que hoje está segura, com o documento em mãos.

Seu Pedro e dona Maria estão entre os cerca de 2 mil cidadãos beneficiados com títulos de legitimação durante a 1º Semana Nacional de Regularização Fundiária, que segue até esta sexta-feira (1º/9). O evento é uma iniciativa da Corregedoria Nacional da Justiça, em parceria com o Poder Judiciário do Tocantins e com os demais estados que compõem a Amazônia Legal.

Cidadania e dignidade

Durante o evento, o juiz coordenador do Núcleo de Regularização Fundiária (Nupref), Wellington Magalhães, reforçou o cumprimento da Constituição. “É dever dos poderes constituídos garantir cidadania e dignidade às pessoas”, disse, lembrando que, em relação ao direito de moradia, só acontece se a pessoa morar bem. “Morar com dignidade é poder bater no peito e dizer: é meu”, ressaltou.

Ao falar da satisfação de poder entregar os 55 títulos, o prefeito de Presidente Kennedy, João Batista Alves Cavalcante, garantiu continuar o trabalho de regularização no município. “Com certeza, daqui a mais uns meses a gente vai entregar muito mais”.

A presidente da Câmara Municipal da cidade, vereadora Preta Martins, ao parabenizar a todos pela conquista, lembrou do exemplo de sua mãe, que teve que fazer um empréstimo para pagar todos os custos para regularizar o imóvel da família. “Hoje todos vocês estão recebendo o documento regularizado e de graça”, ressaltou.

Selo prata

Na ocasião, foi concedido o selo prata de responsabilidade social “Quem Regulariza Dignifica” ao prefeito João Batista Cavalcante e ao oficial do Cartório de Registro de Imóveis do município, Márcio Luiz do Vale Júnior. 

Presentes

Participaram do evento, realizado na Câmara Municipal, a diretora imobiliária e comercial da Tocantins Parcerias, Zélia Bandeira; o secretário de Administração Olívio Carvalho, presidente da Comissão de Regularização Fundiária da cidade; e demais secretários municipais e vereadores de Presidente Kennedy.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

“Aqui, estamos em pé de igualdade, todos sendo ajudados”, diz juiz do CNJ no 2º Pop Rua Jud

“Não nos preocupemos com números, preocupemos com as vidas que iremos mudar”. A fala do…

1 minuto ago

Fundação de Esportes de Palmas finaliza preparação do Nilton Santos para amistoso da Seleção Brasileira Sub-15 | Prefeitura Municipal de Palmas

Fundação de Esportes de Palmas finaliza preparação do Nilton Santos para amistoso da Seleção Brasileira…

1 hora ago

Fundação Cultural de Palmas oferece à população oficinas gratuitas focadas no Edital Promic 2025 | Prefeitura Municipal de Palmas

Fundação Cultural de Palmas oferece à população oficinas gratuitas focadas no Edital Promic 2025 Ciclo…

2 horas ago

após júri, homem é condenado a mais de 13 anos de prisão por tentativa de homicídio

Decisão do Tribunal do Júri da 1ª Vara Criminal de Palmas condenou, na quinta-feira (11/9),…

2 horas ago

Festival Gastronômico de Taquaruçu encerra edição 2025 com público de 140 mil pessoas | Prefeitura Municipal de Palmas

Festival Gastronômico de Taquaruçu encerra edição 2025 com público de 140 mil pessoas FGT se…

2 horas ago

Alunos da Escola Municipal Henrique Talone celebram a cultura tocantinense com o músico e compositor Dorivã | Prefeitura Municipal de Palmas

Alunos da Escola Municipal Henrique Talone celebram a cultura tocantinense com o músico e compositor…

3 horas ago