Estado

Diálogo promovido pela CGE reforça sobre as vedações no período eleitoral

Encontro nesta segunda-feira, 8, no auditório da Controladoria-Geral do Estado do Tocantins (CGE-TO), contribuiu para esclarecer dúvidas acerca das vedações e permissões deste período eleitoral impostas pela legislação. O evento foi uma solicitação do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), ao órgão de controle interno, a fim de se ofertar uma maior segurança a servidores e servidoras do órgão ambiental referente ao tema.   

Denominada “Diálogo aberto sobre condutas vedadas aos agentes públicos em ano eleitoral”, a palestra contou com a participação do secretário-chefe da CGE-TO, Senivan Almeida de Arruda, como um dos palestrantes e do presidente do Naturatins, Renato Jayme da Silva, que contribuiu com questionamentos.

Discorreu-se na ocasião sobre as consequências do uso indevido da estrutura do Estado e do desvio ou abuso do poder de autoridade. Os servidores e servidoras também foram orientados sobre a conduta ética a ser adotada durante o período eleitoral.   

Condutas assertivas

O gestor da CGE Tocantins ressaltou na ocasião que o conhecimento sobre as vedações impostas pelas normas eleitorais leva a condutas mais assertivas neste período. “As servidoras e os servidores precisam estar munidos de conhecimento para prevenirem crimes eleitorais e evitarem problemas que possam acarretar prejuízos ao erário e a eles próprios”, observou o secretário-chefe.

Para o presidente Renato Jayme o encontro foi produtivo. “Enquanto órgão que licencia e também fiscaliza é fundamental que nossa equipe de servidores compreenda e esclareça dúvidas acerca das restrições estabelecidas para este período eleitoral, a fim de se garantir a eficiência e transparência do serviço público. Agradecemos a toda equipe da CGE pela parceria”, ponderou.

O diretor de Proteção e Qualidade Ambiental do Naturatins, Eliandro Gualberto, que esteve presente no diálogo, disse que está mais preparado para lidar com as particularidades deste período junto à equipe do setor. “É muito importante a orientação dos agentes públicos para que possamos garantir o equilíbrio no processo eleitoral e a regularidade das ações do órgão, respeitando o que prevê a legislação”, concluiu.

Guia

Embasou o diálogo o “Guia sobre as condutas vedadas aos agentes públicos em ano eleitoral”, apresentado pelo superintendente de Gestão e de Ações de Controle Interno, Benedito Martiniano da Costa Neto. Na sua explanação, o superintendente contou com apoio da gerente de Orientações e Normas, Elaine Cristina Zanetti, que participou da elaboração do material. 

O Guia foi criado pela própria CGE Tocantins com publicação em julho deste ano. Está disponível para acesso e download no site do órgão pelo endereço  https://www.to.gov.br/cge/manuais-e-cartilhas/5tvp00kkcre7.

Redação

Recent Posts

Criação da Secretaria de Segurança Alimentar reforça o compromisso com a dignidade e o combate à fome | Prefeitura Municipal de Palmas

Criação da Secretaria de Segurança Alimentar reforça o compromisso com a dignidade e o combate…

13 horas ago

Escola Crispim Pereira realiza ação do projeto Amigos do Meio Ambiente em Taquaruçu | Prefeitura Municipal de Palmas

Escola Crispim Pereira realiza ação do projeto Amigos do Meio Ambiente em Taquaruçu A manhã…

13 horas ago

Prefeitura de Palmas decreta ponto facultativo no dia 31 pelo Dia do Servidor | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas decreta ponto facultativo no dia 31 pelo Dia do Servidor Decreto transfere…

15 horas ago

Tribunal de Justiça publica plantão da 2ª Instância para o período de 31/10 a 7/11

Portaria Nº 3586/2025 - PRESIDÊNCIA/ASPRE, de 23 de outubro de 2025 Dispõe sobre a…

1 dia ago

TJTO abre seleção para vaga de desembargador pelo critério de antiguidade

O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) abriu o processo de seleção para o preenchimento…

1 dia ago

Histórias de superação inspiram mais de 140 servidoras durante roda de conversa sobre saúde feminina no 2º Chá com Mulheres do TJTO

“Coleciono milagres, mas, se pudesse escolher, gostaria de não colecioná-los”, disse a paciente oncológica, Liliane…

1 dia ago