Foram mais de dois anos de qualificação, com carga horária de 1.500 horas, distribuídas em encontros presenciais realizados aos sábados para 228 servidores da rede de ensino de Palmas. Os formandos, dentre os quais estão merendeiras, vigias, cuidadores, técnicos administrativos e financeiros, já podem retirar o diploma de nível técnico da 7ª edição do Profuncionário. A entrega está sendo realizada no setor de formação, 2º andar da Secretaria Municipal da Educação (Semed).
Para ampliar o atendimento, de forma a contemplar o maior número de servidores, a 7ª edição do profuncionário também disponibilizou turmas durante a semana para atender religiosos adventistas do sétimo dia, o que teve maior aproveitamento pelos servidores que estavam há anos querendo participar dessa formação. “Estou há 12 anos trabalhando na educação de Palmas e esperei muito tempo, sonhando mesmo com essa capacitação e finalmente tivemos essa oportunidade. Me sinto muito mais preparada e orgulhosa pois quebrei vários medos pessoais e hoje posso dizer que sou técnica em alimentação escolar”, afirma a servidora da Escola Municipal Mestre Pacífico Siqueira Campos, Carliania Pereira.
Nós formamos os servidores com um olhar de educar para que eles se tornem, de certa forma, educadores em sua área de atuação, comenta a tutora na 7ª edição do curso, Luzia Azevedo. “A grande virada na vida de quem passa pelo Profuncionário é que, além do diploma de técnico e progressão financeira, cada servidor sai transformado e tocado de certa maneira. Eles saem com mais conhecimento, com maior segurança para exercer suas funções, sabem que se tornaram mais capacitados e tem autoestima de que eles podem almejar reconhecimento e o crescimento profissional”, afirma a tutora.
Sobre o programa
O Profuncionário é um programa do Ministério da Educação voltado para formação de servidores públicos administrativos executado em parceria com os estados, municípios, e universidades, dentre outras instituições, a exemplo do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e tem como objetivo maior profissionalizar os servidores não docentes da educação lotados nas unidades escolares.
O Curso tem duração de 18 meses, sendo 80% a distância e 20% presencial, perfazendo uma carga horária de 1.500 horas, divididas em formação pedagógica (480 horas), formação técnica (720 horas) e prática profissional pedagógica (300 horas).
Texto: Juscelene Melo
Edição: Denis Rocha
Prefeitura leva para Taquaruçu campanha de alerta sobre os riscos do trabalho infantil Ação da…
Anavitória envolve público do 19° Festival Gastronômico de Taquaruçu em grande celebração ao ar livre…
Festival Gastronômico movimenta turismo e fortalece tradições A 19ª edição do FGT celebra os ingredientes…
Festival Gastronômico de Taquaruçu recebe show do Mundo Bita neste domingo, 7 Espetáculo infantil fecha…
Exposição apoiada pela Fundação Cultural de Palmas mostra sinergia entre história, dança e artesanato Apresentação…
Fundação Cultural de Palmas lança edital de fomento à circulação de obras de artistas da…