Categories: Estado

Diretor do Ministério do Meio Ambiente fala sobre logística reversa: “é um trabalho coletivo”


“A gente tem que estar junto com a indústria, com o comércio, com as cidades… é um trabalho coletivo, porque a gestão de resíduos sólidos é uma representação da economia”, destacou o diretor do Departamento de Gestão de Resíduos do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Eduardo Rocha Dias Santos, ao falar sobre o tema “A logística reversa: qual o papel dos estados e municípios”. A palestra abriu a programação do período da tarde, nesta sexta-feira (14/6), do IV Seminário de Gestão Socioambiental, com o tema “Atuação em Rede em Prol do Lixão Zero no Tocantins”.

“Tudo isso tem uma logística de chegada e agora a gente tem que ter uma logística reversa”, comentou o diretor ao se referir a produtos que depois viraram resíduos. Conforme explicou o palestrante, a logística reversa é a volta do material reciclado pela cadeia logística. “Esse material deve ser coletado, tratado e reintroduzido, depois, no próprio processo produtivo como matéria-prima”, detalhou Santos, lembrando que todo resíduo gerado tem que voltar como matéria-prima. Como fazer esse processo reverso é que é o grande desafio, segundo ele.

Palestrante Eduardo Rocha: “logística reversa é a volta do material reciclado pela cadeia logística”

Além de falar sobre logística, durante a palestra, o diretor do Ministério do Meio Ambiente expôs sobre os instrumentos relacionados à política de resíduos, como o Ministério do Meio Ambiente tem trabalhado e como pode auxiliar os estados e os municípios nesse sentido.

 

Política ambiental

Na ocasião, o palestrante falou sobre a política ambiental; os impactos que os resíduos sólidos provocam, seja na dimensão ambiental, econômica, social ou climática; e o papel do resíduo sólido na contenção, também, da crise climática.

Ao trazer o panorama da gestão de resíduos sólidos no Brasil e no mundo, o diretor apresentou eixos estratégicos de atuação que o Ministério do Meio Ambiente colocou como prioridade, a exemplo da logística reversa, orgânicos, reciclagem, regionalização dos serviços, encerramento dos lixões e apoio a catadores de materiais recicláveis.

Segundo o palestrante, o setor de resíduos sólidos representa entre 3 a 5% das emissões de gases mundiais, sendo este bastante significativo para as mudanças climáticas. “A geração de resíduos, apesar de a gente entender que resíduos sólidos tem que se minimizar, o mundo projeta uma expansão crescente”, enfatizou, ressaltando que o desafio que o mundo enfrenta para fazer o descarte adequado dos resíduos.

Diante disso, o diretor apresentou as estratégias do Governo Federal nesse sentido, por meio do plano de transição ecológica, que traz uma reformulação para a economia mais sustentável.

“A gente tem diversas ferramentas e diversos instrumentos financeiros, instrumentos de apoio para fazer essa transformação na área de meio ambiente”, apresentou o palestrante.

Na oportunidade, ele listou o Fundo Nacional do Meio Ambiente, o Fundo da Reciclagem, o Pagamento de Serviço Ambiental e o Mercado de Carbono, como exemplo.

A palestra foi mediada pela diretora de gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Ellen Sílvia Amaral Figueiredo.

 

 



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

TJTO promove ações de bem-estar e autocuidado durante o Outubro Rosa

O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), por meio do Centro de Saúde (CESAU), promove,…

15 minutos ago

Professora Dorinha garante novos repasses para municípios tocantinenses nas áreas de Saúde, Assistência Social, Habitação e Esporte

Os municípios tocantinenses continuam sendo beneficiados com recursos de emendas da senadora Professora Dorinha (União),…

36 minutos ago

Prefeitura de Palmas e Governo do Estado estudam parceria para realização do Natal na Capital | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas e Governo do Estado estudam parceria para realização do Natal na Capital…

2 horas ago

Sessão especial comemora 100 anos da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil — Senado Notícias

O Senado realizou nesta sessão especial para celebrar os 100 anos da Academia de Ciências Farmacêuticas…

3 horas ago

Juiz estadual ressalta foco na cooperação institucional para aproximar serviços da população durante abertura do “Justiça Cidadã no Cerrado” em Mateiros

Durante a abertura oficial da ação "Justiça Cidadã no Cerrado", na manhã desta segunda-feira (20/10),…

16 horas ago

Justiça leva acolhimento e diálogo sobre violência doméstica a mulheres do Jalapão

A Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid) e a…

17 horas ago