Dormência nas mãos e nos pés, perda de sensibilidade, manchas pelo corpo, formigamentos e alteração da força muscular estão entre os principais sinais da hanseníase e merecem atenção redobrada da população. A doença é infectocontagiosa, de evolução lenta e pode levar anos para manifestar sintomas mais evidentes, reforçando a importância de procurar a unidade de saúde ao perceber qualquer alteração, mesmo que aparentemente simples.
As alterações de sensibilidade podem ocorrer de diferentes formas, como dificuldade de diferenciar calor e frio, redução da sensibilidade ao toque e à dor, além de fisgadas e choques nas extremidades do corpo. A hanseníase afeta principalmente o sistema nervoso periférico e, quando surgem manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas na pele, isso pode indicar que já houve comprometimento dos nervos naquela região.
O diagnóstico da hanseníase é clínico e a Prefeitura de Palmas oferta a avaliação da doença nas Unidades de Saúde da Família (USFs), que contam com profissionais capacitados para a investigação e acompanhamento dos casos. Apesar de ser transmissível, a hanseníase tem cura e o tratamento é feito com uso de medicação fornecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A partir do momento que o paciente inicia o tratamento, já há a interrupção do contágio.
Texto: Gabriela Letrari
Edição: Fernanda Sousa
Atendimento itinerante da Casa do Empreendedor e do Banco do Povo chega ao Jardim Taquari…
Semed divulga nomes de estudantes novatos classificados para matrícula na rede municipal Lista está disponível…
Centralização da alimentação escolar assegura regularidade no atendimento diário a 45 mil alunos da rede…
Prefeitura de Palmas oferecerá treinamento sobre gestão de resíduos sólidos para feirantes O objetivo é…
Prefeitura de Palmas entrega novos veículos para fortalecer a educação no campo Ação visa otimizar…
Prefeitura de Palmas conta com apoio de voluntários na ação emergencial no Jardim Taquari Ações…