A Secretaria Municipal da Educação (Semed), por meio da Comissão Organizadora do Processo de Escolha de Diretores Escolares da Rede Municipal de Ensino de Palmas, publicou nesta segunda-feira, 29, no Diário Oficial do Município, o resultado final do processo seletivo. A lista com os aprovados também está disponível na plataforma Palmas Home School.
O resultado final contempla a somatória das fases II, referente à apresentação e defesa do Plano de Gestão Escolar, e III, correspondente à avaliação curricular, conforme estabelecido no Edital nº 001/2025. Com a conclusão dessa etapa, o processo segue para a designação oficial dos diretores e de suas respectivas unidades educacionais, que será realizada pelo Poder Executivo no dia 5 de janeiro de 2026.
De acordo com o presidente da Comissão Organizadora, Belmiran de Souza, todas as fases foram conduzidas com responsabilidade, transparência e rigor técnico. “A Comissão foi cautelosa e criteriosa, analisando de forma imparcial os currículos e o desempenho dos candidatos, para garantir que a rede municipal tenha à frente de suas unidades educacionais gestores qualificados, capazes de conduzir tanto a parte pedagógica quanto administrativa, sempre com foco na manutenção da qualidade do ensino, que é referência”, destacou.
A secretária municipal da Educação, Anice Moura, ressaltou que o processo de escolha dos diretores escolares está previsto no Plano de Governo do prefeito Eduardo Siqueira Campos e reforça o compromisso da gestão com a valorização da competência técnica. “No Plano de Governo, o prefeito garantiu a realização do processo de escolha de diretores da rede municipal. A etapa da meritocracia, que corresponde à terceira fase, foi uma orientação direta dele, para assegurar que os profissionais mais bem preparados assumam a gestão das unidades escolares”, afirmou.
O processo seletivo integra a política de gestão democrática da rede municipal de ensino e está em conformidade com as Leis Municipais nº 2.998/2023 (PCCR) e nº 3.057/2024. A seleção foi composta por três etapas: inscrição e homologação; apresentação e defesa do Plano de Gestão Escolar; e avaliação por mérito, considerando a experiência profissional e a capacidade técnica dos candidatos. O mandato dos diretores será de três anos, com possibilidade de uma recondução.
Texto: Vania Machado
Edição: Fernanda Sousa
Guarda Metropolitana de Palmas prende suspeitos com freezer furtado de escola na Região Norte Agentes…
30/12/2025 - 10:02 Pablo Valadares/Câmara dos Deputados Ricardo Ayres é o relator do projeto…
Prefeitura de Palmas inicia reforma do Kartódromo Rubens Barrichello Obra contempla serviços de infraestrutura elétrica…
A Câmara Municipal de Palmas realizou nesta segunda-feira, 29, três Sessões Extraordinárias para votação de…
Prefeitura de Palmas visita instituição de acolhimento para idosos que está em processo de credenciamento…
Guarda Metropolitana de Palmas resgata jaguatirica na zona rural da cidade Após avaliação especializada, animal…