Categories: Palmas

Educação e preservação marcam Dia da Árvore no Viveiro Central de Palmas  | Prefeitura Municipal de Palmas


Educação e preservação marcam Dia da Árvore no Viveiro Central de Palmas

Estudantes e público em geral aprenderam sobre a importância da árvore para a preservação da vida humana e animal

O tema ‘Árvore é vida e sustentabilidade’ foi o centro da programação do Dia da Árvore promovida pela Prefeitura de Palmas, por meio da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA), nesta sexta-feira, 19, no Viveiro Central. Com um trabalho de educação ambiental, palestras, oficinas e exposições somaram para um aprendizado completo durante todo o dia.

Alunos das redes municipal e estadual de ensino e da Universidade da Maturidade (UMA) participaram de palestra com a Defesa Civil Municipal, que abordou a prevenção às queimadas. As crianças realizaram também uma trilha guiada pelo Viveiro e visitaram os estandes da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e Secretaria Municipal do Bem-Estar Animal (Sebem).

Os ensinamentos foram sobre vigilância de saúde ambiental, dinâmica de perguntas e respostas sobre zoonoses. Todos se divertiram com jogo da memória com os animais, pintura e aprenderam sobre a importância das árvores para os animais, respectivamente.

A aposentada Lúcia de Fátima reservou sua tarde para participar das atividades e toda sua experiência de vida, deixou uma importante lição sobre a preservação. “Palmas já é uma cidade bem arborizada e ainda sim, faz calor. Eu faço atividade aqui no Parque da Pessoa Idosa e consigo respirar muito bem, porque tem muitas árvores. Então se a gente pensar bem, não cortaria e, sim, protegeria cada vez mais”, incentivou.

Parceiros da FMA também estiveram presente levando conhecimento. Os expositores da Meliponativa falaram sobre criação de abelhas nativas sem ferrão. Já os artesãos de Taquaruçu, Dan Artes e a Sempre Viva – Arranjos Desidratados demonstraram em oficina como reaproveitar itens da natureza, tais como folhas, sementes e flores, em arranjos e itens de decoração.

Homenagens

A FMA homenageou cidadãos palmenses que cuidam do meio ambiente no seu dia a dia, contribuindo com a preservação de áreas verdes e canteiros de Palmas, de forma espontânea. Entre os homenageados estava Valdir do Amaral, 78 anos, que há cinco anos cuida diariamente de árvores na quadra em que mora. Além do casal de empresários Rosa Eufrásio Chaves Nunes e Odásio Alves Nunes, que são responsáveis por todas as árvores plantadas no canteiro em frente ao restaurante deles, há cerca de 28 anos. E ainda o chefe de cozinha Revi de Sousa Maracaípe Júnior, que, em 2021, decidiu decorar com plantas, criando um jardim, também na rua do seu empreendimento, preservado por ele e sua família por todos esses anos.

Texto: Cyntia Miranda

Edição: Juliana Matos



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Judiciário do Tocantins reforça que importunação sexual é crime

Em meio às festas, blocos e celebrações do Carnaval, o Tribunal de Justiça do Tocantins…

24 horas ago

Judiciário do Tocantins funciona em regime de plantão durante o Carnaval

Durante o período do Carnaval, o Poder Judiciário do Tocantins atuará em regime de plantão,…

1 dia ago

Ação inédita une os três Poderes do Brasil no enfrentamento ao feminicídio

Ao lado do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do vice-presidente, Geraldo Alchmin,…

1 dia ago

CGJUS abre calendário correicional de 2026 destacando diálogo, acessibilidade e fortalecimento do 1º grau

“A correição é um momento de diálogo, escuta e construção conjunta. A Corregedoria está à…

1 dia ago

Diretor Geral da Esmat é homenageado com medalhas da Esmam e da Emerj na abertura do LXII Copedem

Teve início na manhã desta quinta-feira (12/2), em São Luís (MA), a 62ª edição do…

1 dia ago

Carnaval vira estratégia de negócio e amplia oportunidades para pequenos empreendedores em 2026 | ASN Tocantins

O Carnaval no Brasil, historicamente associado à festa e à celebração popular, é também considerado…

1 dia ago