O tema ‘Árvore é vida e sustentabilidade’ foi o centro da programação do Dia da Árvore promovida pela Prefeitura de Palmas, por meio da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA), nesta sexta-feira, 19, no Viveiro Central. Com um trabalho de educação ambiental, palestras, oficinas e exposições somaram para um aprendizado completo durante todo o dia.
Alunos das redes municipal e estadual de ensino e da Universidade da Maturidade (UMA) participaram de palestra com a Defesa Civil Municipal, que abordou a prevenção às queimadas. As crianças realizaram também uma trilha guiada pelo Viveiro e visitaram os estandes da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e Secretaria Municipal do Bem-Estar Animal (Sebem).
Os ensinamentos foram sobre vigilância de saúde ambiental, dinâmica de perguntas e respostas sobre zoonoses. Todos se divertiram com jogo da memória com os animais, pintura e aprenderam sobre a importância das árvores para os animais, respectivamente.
A aposentada Lúcia de Fátima reservou sua tarde para participar das atividades e toda sua experiência de vida, deixou uma importante lição sobre a preservação. “Palmas já é uma cidade bem arborizada e ainda sim, faz calor. Eu faço atividade aqui no Parque da Pessoa Idosa e consigo respirar muito bem, porque tem muitas árvores. Então se a gente pensar bem, não cortaria e, sim, protegeria cada vez mais”, incentivou.
Parceiros da FMA também estiveram presente levando conhecimento. Os expositores da Meliponativa falaram sobre criação de abelhas nativas sem ferrão. Já os artesãos de Taquaruçu, Dan Artes e a Sempre Viva – Arranjos Desidratados demonstraram em oficina como reaproveitar itens da natureza, tais como folhas, sementes e flores, em arranjos e itens de decoração.
Homenagens
A FMA homenageou cidadãos palmenses que cuidam do meio ambiente no seu dia a dia, contribuindo com a preservação de áreas verdes e canteiros de Palmas, de forma espontânea. Entre os homenageados estava Valdir do Amaral, 78 anos, que há cinco anos cuida diariamente de árvores na quadra em que mora. Além do casal de empresários Rosa Eufrásio Chaves Nunes e Odásio Alves Nunes, que são responsáveis por todas as árvores plantadas no canteiro em frente ao restaurante deles, há cerca de 28 anos. E ainda o chefe de cozinha Revi de Sousa Maracaípe Júnior, que, em 2021, decidiu decorar com plantas, criando um jardim, também na rua do seu empreendimento, preservado por ele e sua família por todos esses anos.
Texto: Cyntia Miranda
Edição: Juliana Matos
1/3
Prefeitura de Palmas recepciona novos preceptores e tutores de Residência em Saúde Encontro visa integrar…
Procon Palmas encontra diferença de até 17% no preço do gás de cozinha Levantamento mostra…
A Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat) prorrogou as inscrições, até o dia 22 de setembro,…
Prefeitura de Palmas promove ‘Educando no Parque’ no Cesamar neste domingo Atividades educativas marcam datas…
Visita de ministro dos Esportes para anúncio da obra do Centro Esportivo Comunitário é confirmado…
Servidores da Prefeitura de Palmas são capacitados para a elaboração do Plano Plurianual PPA é…