Foto: Márcio Vieira/Governo do Tocantins
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) está desenvolvendo, desde o início deste ano, o novo Sistema de Gerenciamento Escolar (SGE). Com o retorno das aulas, em agosto, terá início a implantação da fase piloto em 26 escolas do Estado, distribuídas nas 13 Diretorias Regionais de Educação (DREs). Após o teste do sistema pelos servidores, o novo SGE será validado e disponibilizado em todas as escolas da rede estadual de ensino do Tocantins.
A versão do programa, que atualmente está em uso, foi desenvolvida há mais de 10 anos. Durante este período, verificou-se a necessidade de aprimorar e adaptar a tecnologia com base na realidade e nas demandas atuais, da gestão escolar, dos professores, pais e alunos.
O secretário da Educação, Fábio Vaz, ressaltou que os profissionais que lidam com o SGE no dia a dia conhecem bem as limitações e o que precisa ser melhorado nos processos de trabalho, na organização dos dados e na disponibilização das informações. “Esse novo sistema vai dar início a uma mudança na cultura de trabalho, baseada no uso da tecnologia e em recursos digitais capazes de otimizar o tempo, trazer economia e, principalmente, melhorar os resultados da Educação”, afirmou o gestor.
Segundo o gerente de Estatísticas e Informações Educacionais da Seduc, Raimundo Ferreira de Melo Neto, a nova versão do SGE está sendo melhorada para gerar mais interação entre professores, alunos, pais e gestores escolares. “Vamos ampliar a rede de interação e, ao mesmo tempo, daremos mais rapidez ao atendimento de diversas solicitações dos pais e dos alunos”, afirmou o gerente, que coordena o desenvolvimento do novo SGE.
O novo Sistema será composto por quatro módulos: Recursos Humanos, Alimentação, Transporte Escolar e Acadêmico. Este último reunirá informações sobre os alunos, como dados pessoais, perfil socioeconômico, frequência e desempenho nas disciplinas. Conforme os desenvolvedores, a mudança vai favorecer, por exemplo, o acompanhamento das notas por parte dos pais e responsáveis. No módulo Alimentação será possível, por exemplo, identificar restrições alimentares de estudantes e evitar desperdícios, pois a comida será preparada considerando os alunos presentes em cada dia.
A etapa de criação dos módulos teve a participação dos gestores e técnicos de cada área, que participaram ativamente da personalização do sistema com os desenvolvedores. Além de melhorar a versão para computadores de mesa e notbooks, o novo SGE vai oferecer ainda um aplicativo específico para dispositivos móveis, como celulares e tablets.
Empresa
O desenvolvimento do novo SGE está sendo feito com a participação da empresa Ponto ID Technology, que atua no mercado desde o ano de 2005, disponibilizando soluções em tecnologia da informação para os setores público e privado. Na área educacional, a empresa oferece sistemas e ferramentas para redes escolares em diversas regiões do Brasil.
Com a proposta de promover alinhamento técnico e institucional, com troca de experiências, escuta qualificada…
A Presidência do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) e a Corregedoria-Geral da Justiça publicaram,…
Integrantes do Núcleo de Atendimento Integrado (NAI), que atuam diretamente com adolescentes em conflito com…
Servidores concluem curso de Elaboração de Projetos para Captação de Recursos Formação capacitou servidores sobre…
Prefeitura de Palmas participa do 3º Encontro de Lideranças Supermercadistas do Tocantins Evento, realizado nesta…
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) selecionou duas propostas de enunciados elaboradas por profissionais do…