Categories: Estado

Em Dianópolis, mais de 300 moradores recebem o título de regularização fundiária


A Praça da Juventude, em Dianópolis, foi palco na noite desta segunda-feira (1º/4) para a 3ª etapa de entrega de títulos de regularização fundiária na cidade. Desta vez, 318 moradores do setor Vila Nova foram beneficiados. 

A entrega é resultado de uma parceria entre a Prefeitura Municipal e Poder Judiciário do Tocantins (PJTO), por meio do Núcleo de Prevenção e Regularização Fundiária (Nupref), setor vinculado à Corregedoria-geral da Justiça (CGJUS). Ação conta ainda com o apoio da Companhia Imobiliária de Participações, Investimentos e Parcerias (Tocantins Parcerias) e cartório de Registro de Imóveis da cidade.

Unidos por um sonho

Dona Maria Santília Pereira é pioneira no setor Vila Nova, onde mora com o neto Thiago, de 11 anos. No bairro desde 2014, quando comprou o lote onde construiu sua casa, ela sempre acreditou que o dia de regularizar seu imóvel chegaria.  “Minha maior alegria é receber o título hoje. Chorei ali porque eu não tenho mais meu companheiro, que começou a lutar comigo, então eu agradeço primeiramente a Deus, mas dedico este título a ele”, disse dona Santília referindo-se ao esposo José Sebastião dos Santos, que faleceu há dois anos.

“A gente é separado mas é unido”, assim define sua relação com a ex-esposa o autônomo Anderson Lopes da Cruz, 34 anos. Eles chegaram ao setor em 2017 com os dois filhos, em busca de um sonho. Apesar de hoje estarem separados, comemoraram juntos o título de seus imóveis, uma casa e um lote. “Hoje estamos realizando o sonho de pegar o título. Era o nosso sonho, independentemente de não estarmos mais juntos, seguimos unidos, buscando o melhor pros nossos filhos”, afirmou Anderson.

Conhecedora de seus direitos, a cuidadora de idosos Dalcélia Alves dos Santos, mais conhecida como Célia, 39 anos, mora com o esposo e o filho no setor desde o início, em 2014. Com o título em mãos, agora ela já pensa nas melhorias que devem chegar ao bairro. “Agora que estou com o título na mão é outra coisa. Vou ajeitar mais minha casa e correr atrás pra organizar tudo. Correr atrás de esgoto, de asfalto, praça, escola, tudo ali, muita coisa. A gente não pode parar. Eu acredito que na vida do ser humano ele tem que focar em alguma coisa. Ele tem que sonhar, correr atrás, pra que isso aconteça. E é isso. Tô muito feliz!”, disse emocionada.

Direito à moradia
O coordenador do Núcleo de Prevenção e Regularização Fundiária, juiz Wellington Magalhães, destacou que, a partir da regularização fundiária, a população beneficiada passa a escrever uma nova história. “A nossa Constituição Federal é muita clara ao dizer que todo poder emana do povo. Algumas pessoas podem ainda não saber o que significa essa palavra ‘Nupref’, mas temos a finalidade de auxiliar os municípios na regularização de suas áreas, efetivando a dignidade às pessoas por meio da moradia, um direito sagrado também previsto na Constituição, no Art. 6⁰.” disse. “Então, quando a gente leva a regularização fundiária, damos resposta a uma série de problemas que a cidade vive, como ausência de asfalto, esgoto, posto de saúde e gargalos. Vocês estão recebendo um direito pleno, cumprindo a dignidade, o respeito e a segurança jurídica. É um dia muito representativo a ser celebrado”, complementou o magistrado.

“Com imenso orgulho e emoção que nos reunimos para este momento histórico. É mais que um título, é a garantia da segurança jurídica, por isso trabalhamos incansavelmente para chegarmos a este dia. Isso tudo é fruto do trabalho de todos os parceiros envolvidos. Que este momento seja o início de uma nova era no setor Vila Nova”, disse o prefeito de Dianópolis, José Salomão Jacobina Aires.

“Que esse título seja mais um passo na caminhada da vitória pessoal de cada um de vocês e que todos nós possamos colocar uma pedrinha nessa calçada, pavimentando a conquista que nós desejamos”, complementou  o diretor do Foro da Comarca de Dianópolis, juiz Rodrigo da Silva Perez Araujo.
 
Participação

Participaram do evento a diretora Imobiliária e Comercial do Tocantins Parcerias, Zélia Bandeira Barros; secretário Municipal de Administração, Frederico Nunes Póvoa Aires; oficiala do Cartório de Registro de Imóveis de Dianópolis, Raquel Triello; presidente da Comissão de Regularização Fundiária, Josiene Soares Guimarães; vice-Prefeito, Aurélio Antônio Costa Araújo; secretários municipais e vereadores



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Fundação Cultural de Palmas divulga resultado preliminar do edital do Promic 2025 | Prefeitura Municipal de Palmas

Fundação Cultural de Palmas divulga resultado preliminar do edital do Promic 2025 Candidatos têm até…

23 minutos ago

Empresas já podem cadastrar vagas para participar do mutirão Palmas Mais Empregos | Prefeitura Municipal de Palmas

Empresas já podem cadastrar vagas para participar do mutirão Palmas Mais Empregos Evento, em parceria…

28 minutos ago

Ruas da baixada do Aureny III recebem serviços de terraplanagem para pavimentação asfáltica | Prefeitura Municipal de Palmas

Ruas da baixada do Aureny III recebem serviços de terraplanagem para pavimentação asfáltica Investimento de…

51 minutos ago

Ministro Carlos Brandão afirma que Varal Solidário do TJ torna Justiça “mais acolhedora” e serve de laboratório para reprogramar sistema judicial

O projeto Varal Solidário, iniciativa do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), em parceria com…

56 minutos ago

Palmas firma compromisso em grupo de trabalho para fortalecimento de rede de cuidados à criança e ao adolescente | Prefeitura Municipal de Palmas

Palmas firma compromisso em grupo de trabalho para fortalecimento de rede de cuidados à criança…

1 hora ago

Luta contra violência à mulher une presidente, ouvidora da Mulher do TJTO e jalapoeiras em roda de conversa no Pop Rua Jud de Mateiros

A presidente Maysa Vendramini Rosal e a ouvidora da mulher do Tribunal de Justiça do…

2 horas ago