Em novo episódio, ESMATCast aborda a importância da prevenção do AVC
Em alusão ao Dia Mundial de Prevenção do Acidente Vascular Cerebral (AVC), a Escola da Magistratura do Tocantins (ESMAT) gravou, com o Centro de Saúde (CESAU), mais um episódio do ESMATCast. Desta vez, o convidado foi o médico neurocirurgião, Márcio Antônio de Sousa. O programa vai ao ar no dia 29 de outubro, data marcada para alertar a população sobre a relevância da prevenção da doença.
No mês de julho de 2022, o AVC matou 8.758 brasileiros, o equivalente a 11 óbitos por hora, de acordo com dados do Portal de Transparência dos Cartórios de Registro Civil do Brasil. No primeiro semestre do mesmo ano, foram 56.320 vítimas fatais, número acima das mortes por infarto (52.665) e por Covid-19 (48.865).
Durante o episódio, o neurocirurgião explicou sobre diagnóstico, tratamento e fez um relato sobre a doença no estado. O médico ainda fez um alerta sobre a falta de informação e a importância de procurar um profissional. “A maioria, por essa falta de conhecimento e de informação, não tem o atendimento adequado ou é deixado de lado. O importante é a gente perceber que todos os sinais são válidos e que é melhor ir ao hospital e descartar que o paciente está tendo AVC do que você ficar em casa achando que não. Às vezes, o AVC não se manifesta de forma tão grave. Às vezes, ele vai começando e se instala gradativamente”.
Comentários estão fechados.