Na manhã desta quinta-feira, 6, a Prefeitura de Palmas iniciou a formação de médicos da Atenção Primária da Secretaria Municipal da Saúde (Semus) para identificação precoce de alterações do neurodesenvolvimento infantil. Esta já é a segunda turma do ano em que o foco da capacitação são os transtornos do espectro autista (TEA) e os transtornos do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH). A programação segue até o dia 14 de novembro na Escola de Saúde Pública de Palmas (ESPP).
Com parte prática e teórica do conteúdo ofertado, a capacitação aborda os critérios do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), reconhecimento de sinais clínicos, diferença entre quadros típicos e atípicos e a importância da suspeita e encaminhamento precoce. O pediatra palestrante João Felipe Borges destaca que a formação da rede permitirá que as intervenções em casos confirmados tenham mais resultados para o desenvolvimento da criança e do adolescente.
Mais assistência
Além de capacitar os profissionais, a gestão tem avançado em outras frentes de atuação do TEA. Durante todo o mês de outubro, a Semus promoveu encontros de acolhimento de mães atípicas para estreitar laços e garantir escuta ativa, encaminhamentos adequados e organização das demandas em aberto, como consultas, exames e terapias específicas. A última reunião aconteceu na manhã da última segunda-feira, 3.
No mesmo dia, no período da tarde, a Semus se reuniu com a Secretaria de Saúde do Estado do Tocantins (SES-TO) para ajustes no fluxo de encaminhamentos entre rede municipal e estadual e assistência continuada. Para a superintendente de Integração, Governança e Padronização na Saúde da Semus, Lauriane Moreira, a pasta está dando passos concretos para estruturação da linha de cuidado. “Estamos organizando os novos núcleos de atenção e aprimorando fluxos e capacitações, para que as famílias encontrem uma rede cada vez mais preparada e acolhedora.”
Texto: Gabriela Letrari
Edição: Juliana Matos
1/1
06/11/2025 - 14:57 Vinicius Loures/Câmara dos Deputados Dayany Bittencourt: texto fortalece controle social de…
“Estamos aqui para orientar, ouvir as necessidades de cada unidade e promover harmonia, porque apenas…
Palmas participa da rede nacional de integridade e transparência com adesão ao Time Brasil Programa…
Guarda Metropolitana de Palmas realiza curso de Operação Prática de Drones Equipamentos serão usados em…
Cmeis de Palmas realizam autoavaliação usando metodologia de Indicadores da Qualidade na Educação Infantil O…
Estudantes da Rede Municipal de Palmas conquistam medalhas na Olimpíada do Tesouro Direto de Educação…