» Em parceria com a UFT e Fapto, TCETO promove Aula Magna de Doutorado Profissional
Em parceria com a UFT e Fapto, TCETO promove Aula Magna de Doutorado Profissional
3 Visualizações
Publicado: 10 de dezembro de 2024 – Última Alteração: 10 de dezembro de 2024
Doutorado integra o Programa de Pós-graduação Stricto-Sensu Profissional em Gestão de Políticas Públicas da Universidade Federal do Tocantins
Uma nova fase na história do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCETO) teve início nesta terça-feira, 10 de dezembro, com a Aula Magna do Doutorado Profissional em Gestão de Políticas Públicas ofertado a servidores da Corte, por meio do Instituto de Contas 5 de Outubro. O curso, com conclusão prevista para 4 anos, foi possível por meio de parceria firmada entre o Tribunal, a Universidade Federal do Tocantins (UFT) e a Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto).
A Aula Magna contou com a participação de autoridades como o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCETO), conselheiro André Luiz de Matos Gonçalves; a pró-reitora de Extensão da UFT, Maria Santana; o coordenador do Programa de Pós-graduação Stricto-Sensu Profissional em Gestão de Políticas Públicas (Gespol), Airton Cançado; e o diretor-geral da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (FAPTO), Léo Araújo.
Os professores convidados para ministrar a Aula Magna são especialistas renomados como José Antônio Mouraz Lopes, da Universidade de Coimbra, Portugal; e Fernando Coelho, da Universidade de São Paulo (USP).
O doutor José Lopes é juiz desembargador do Tribunal de Contas de Portugal e pesquisador associado da Universidade de Coimbra. Sua participação ocorreu por vídeo conferência e ele trouxe uma perspectiva internacional sobre a importância do controle, nas formas Constitucional; Administrativa e Financeira; e falou sobre eficácia de políticas públicas.
O professor doutor Fernando Coelho, da Universidade de São Paulo (USP), destacou o papel das dinâmicas institucionais na gestão pública. Ele é coordenador da Divisão Acadêmica de Administração Pública da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD) e editor adjunto da Revista de Administração Pública da EBAPE-FGV.
O doutorado oferecerá 15 vagas, sendo 10 para 2024 e 5 em 2025. As linhas de pesquisa abrangem temas cruciais para a sociedade contemporânea: Dinâmicas Institucionais e Avaliação de Políticas Públicas, Educação, Ciência e Tecnologia e Desenvolvimento Territorial , e Políticas Públicas, Promoção de Direitos e Dinâmicas Territoriais .
Abertura da Aula Magna
O professor Valdeci Rodrigues agradeceu a confiança do TCETO junto à UFT para a realização do Doutorado. O coordenador do Gespol, Airton Cançado, enfatizou que a implantação do Doutorado Profissional em Gestão de Políticas Públicas representa um salto qualitativo para o Tocantins e região. “A formação em nível de doutorado é estratégica para qualificar investidores públicos e pesquisadores, promovendo políticas públicas mais específicas e homologadas às demandas sociais e territoriais”, afirmou.
Conselheiro André Luiz de Matos Gonçalves, presidente do TCETO, PhD que integra o Gespol, enfatizou a importância da realização do doutorado profissional em Gestão de Políticas Públicas. “Realizamos o Mestrado e, agora, iniciamos o Doutorado. É uma satisfação muito grande, pois estamos aprofundando no conhecimento para oferecer soluções eficazes para problemas complexos da administração pública”, frisou.
Durante o evento, os palestrantes destacaram a relevância de conectar teoria e prática, permitindo que os estudos realizados no âmbito do doutorado gerem impacto direto nas políticas públicas locais e nacionais. “Nosso intuito é investigar e encontrar soluções. A gente faz a nossa parte para que, de fato, possamos contribuir com a solução dos problemas do nosso estado”, ressaltou a professora Maria Santana.
Para os doutorandos, o programa tem a proposta de apresentar soluções práticas e inovadoras para os desafios da administração pública e do desenvolvimento regional.
Coordenador do Iscon, o conselheiro José Wagner Praxedes, deu as boas-vindas aos integrantes do programa de Doutorado Profissional por meio de vídeo, já que cumpre agenda fora de Palmas. “Essa parceria entre o TCE Tocantins, a UFT e a Fapto, possibilitada por meio do Instituto de Contas, acrescentar qualificação no conhecimento de cada um que participa e refletirá no ambiente de trabalho em que atuam”, ressaltou.
Comentários estão fechados.