Categories: Estado

Em solenidade de lançamento, presidente do TJTO apresenta programas do Judiciário que integrarão projeto capitaneado pelo TCE voltado à primeira infância


Durante a solenidade de lançamento do projeto “TCE de Olho no Futuro – Aliança pela Primeira Infância”, realizada na tarde desta terça-feira (17/6), a presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargadora Maysa Vendramini Rosal, apresentou programas do Poder Judiciário que passam a integrar a iniciativa coordenada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCETO). O evento ocorreu no auditório do Colégio Militar – Unidade II, em Palmas.

Em sua fala, a presidente destacou o protagonismo do Judiciário tocantinense na defesa dos direitos da criança e da família, por meio de ações implementadas pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid/TJTO) e pela Corregedoria-Geral da Justiça (CGJUS). Entre elas estão: Oficina Banquinho Vermelho, que leva educação sobre prevenção à violência de gênero para crianças do ensino fundamental; Projeto Pai Presente, que promove, de forma gratuita, o reconhecimento da paternidade biológica ou socioafetiva; e Registre-se, que amplia o acesso à cidadania por meio da emissão gratuita de documentos civis.

“Esta articulação interinstitucional, que coloca as crianças de 0 a 6 anos no centro das prioridades, é uma grande oportunidade para reafirmarmos o nosso compromisso com a Justiça, a garantia de direitos e a cidadania. Que esta aliança seja um marco de transformação e de esperança para cada criança tocantinense”, afirmou a presidente Maysa Vendramini.

Ao apresentar a iniciativa, o presidente do TCETO, conselheiro Alberto Sevilha, ressaltou que o foco é cuidar de quem cuida do futuro, as crianças. “É um passo decisivo. Convido todos a atuarem em parceria para transformar, de maneira concreta, o amanhã das nossas crianças. Este não é um projeto de gestão, mas de Estado. Um compromisso de longo prazo, com frutos que devem ser colhidos ao longo dos próximos 20 anos”, frisou.

Presenças

A cerimônia contou com a participação do juiz auxiliar da Presidência, Arióstenis Guimarães; do juiz auxiliar da CGJUS, Marcelo Laurito; do coordenador da Cidadania (Cocid/CGJUS), Juiz Márcio Soares da Cunha; do titular da Vara da Infância e Juventude, juiz Adriano Gomes; da diretora do Foro de Palmas, juíza Flávia Afini Bovo; além do governador do Estado, Wanderlei Barbosa; do vice-governador, Laurez Moreira; do presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), deputado Amélio Cayres; do procurador-geral de Justiça, Abel Andrade Leal Júnior; do defensor público-geral do Estado, Pedro Alexandre Conceição Aires Gonçalves; entre outras autoridades, servidores e membros da comunidade.

Sobre o projeto

Inspirado no Marco Legal da Primeira Infância (Lei nº 13.257/2016), o projeto tem como missão melhorar os indicadores sociais e garantir um futuro digno às novas gerações. A programação contempla eventos regionais, formações, prestação de serviços à população e a concessão do selo Município Amigo da Família às gestões municipais que se destacarem no cumprimento das ações.

Após o lançamento, a iniciativa será levada às cidades-polo de Araguaína, Araguatins, Dianópolis, Guaraí, Gurupi e Miracema e com participação dos municípios vizinhos. O encerramento será no dia 22 de novembro, com o Dia D da Primeira Infância, quando as ações serão replicadas simultaneamente aos 139 municípios tocantinenses. Nos encontros regionais, a população terá acesso a uma ampla oferta de serviços nas áreas de saúde, educação, assistência social e justiça. Estão previstos atendimentos como vacinação, exames preventivos, audiências de conciliação, orientações jurídicas, testes de DNA, oficinas, cursos, cadastros em programas sociais e atuação da Ouvidoria da Corte de Contas.

Parcerias

A Aliança pela Primeira Infância é resultado da união de esforços entre TCETO, TJTO, e diversas instituições, incluindo Governo do Tocantins, Ministério Público (MPTO), Defensoria Pública (DPE), Setas, Seciju, Seduc, SES, Polícia Militar, Associação Tocantinense de Municípios (ATM) e FIETO. Também apoiam a iniciativa o UNICEF, a Energisa e o Hospital de Amor.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Palmas recebe 2º Mutirão Pop Rua Jud com serviços gratuitos a pessoas em situação de rua e em vulnerabilidade socioeconômica nesta sexta-feira (12/9)

 Nesta sexta-feira (12/9), a Escola de Tempo Integral Almirante Tamandaré, na Arse 132 (1.306 Sul),…

10 horas ago

Augusta Brito é a nova procuradora especial da Mulher no Senado — Senado Notícias

A senadora Augusta Brito (PT-CE) assumiu o cargo de procuradora especial da Mulher na terça-feira…

11 horas ago

Presidente do TJTO coordena mesa de direito penal em congresso do STJ

Debater 152 propostas de enunciados em cinco eixos temáticos (direito público, direito privado, direito penal,…

11 horas ago

Estatais dizem que patrocínio ao esporte é estratégico e tem respaldo na lei – Notícias

10/09/2025 - 18:41   Renato Araújo/Câmara dos Deputados Assunto foi debatido na Comissão do Esporte…

12 horas ago

Nota de pesar: Agostinho Nunes de Azevedo | Prefeitura Municipal de Palmas

Nota de pesar: Agostinho Nunes de Azevedo Agostinho atuava no Viveiro da Capital e era…

12 horas ago

debatedores reiteram que o Fundeb é fundamental para a educação pública — Senado Notícias

Em audiência pública nesta quarta-feira (10), professores e gestores afirmaram à Comissão de Educação (CE)…

12 horas ago