Mais de seis horas depois do início do apagão nacional, as regiões Norte e Nordeste do país ainda não tiveram a energia elétrica normalizada. O problema começou às 8h31 desta terça-feira, 15, no Sistema Interligado Nacional. Até as 12h30, haviam sido recompostos 41% da carga da região Norte e 85% da região Nordeste, segundo o Ministério de Minas e Energia (MME). As regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul tiveram a distribuição de energia normalizada até em torno das 10h30. Em São Paulo, segundo a Enel (leia nota abaixo), a energia foi totalmente restabelecida às 9h20. Todas as unidades da Federação, à exceção de Roraima – que não faz parte da mesma rede -, confirmaram que foram afetadas pelo apagão.
O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) disse que há indicação de que o problema ocorreu na cidade de Imperatriz, no Maranhão. Em viagem ao Paraguai com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o titular da pasta, Alexandre Silveira, informou que determinou a criação de um grupo – uma “sala de situação” – para apurar com rigor a causa da ocorrência. Ele deve retornar ainda nesta terça ao país.
Leia a nota mais recente do MME:
O Ministério de Minas e Energia (MME), em atualização à situação de atendimento elétrico brasileiro, informa que já houve retomada das cargas afetadas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Todas as capitais do Nordeste também tiveram o suprimento de energia normalizado. No momento, as equipes atuam para restabelecer as cargas ainda afetadas nas regiões Norte e em outras localidades do Nordeste. Até as 12h30, estão recompostos 41% da carga da região Norte e 85% da região Nordeste.
Leia nota da Enel:
A Enel, empresa responsável pela distribuição de energia para os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará, informa que na manhã de hoje (15), parte dos clientes da sua área de concessão tiveram o fornecimento de energia interrompido devido a um corte de carga realizado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) em diversos estados do país. A energia foi restabelecida de forma gradual, sendo totalmente normalizada no Rio de Janeiro às 8h48m no Rio de Janeiro; em São Paulo às 9h20. No Ceará, estamos restabelecendo gradualmente a energia de acordo com a autorização do ONS. Esse procedimento de corte de cargas – conhecido como Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC) – acontece de forma automática quando alguma ocorrência é identificada no Sistema Interligado Nacional (SIN) e ocorre para proteger o sistema elétrico de danos maiores.
Pioneirismo ao volante. Ivonete Lima, 48 anos, mãe de três filhos, acaba de entrar para…
A Comissão de Agricultura (CRA) voltará a apreciar nesta quarta-feira (9), às 14h, o projeto…
O juiz Vandré Marques e Silva, da 1ª Vara Criminal da Comarca de Taguatinga, condenou…
Prefeitura de Palmas abre edital de adesão para estágio curricular supervisionado obrigatório Prazo de inscrição…
Moradores da Arne 53, em Palmas, ganharão praça com estrutura para práticas esportivas e recreativas…
Prefeitura de Palmas alerta sobre ameaças à fauna no período de maior incidência de queimadas…