Definir ações para atingir os objetivos de um Judiciário cada vez mais célere, eficiente e que leve justiça à sociedade. Este foi o objetivo principal da 1ª Reunião de Análise da Estratégia da equipe de Líderes Ampliada (RAE) do Poder Judiciário do Tocantins, realizada nesta quinta-feira (23/3), no gabinete da Presidência do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO).
Conduzida pela presidente do TJTO, desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe, a reunião contou ainda com a apresentação e discussão das metas do Planejamento Estratégico do Judiciário tocantinense 2021- 2026. São 34 metas incorporadas aos 12 macrodesafios para que, com a ajuda de magistrados, magistradas, servidores e servidoras o TJTO a prestação jurisdicional seja ampliada e melhorada.
“Mais do que alcançar metas, nosso compromisso é com a entrega da prestação jurisdicional a quem precisa. Com uma equipe comprometida e competente como a que temos, estamos confiantes que vamos aproximar, cada vez mais, a Justiça dos cidadãos”, destacou a presidente.
Elaborado de forma participativa, consolidado pela Coordenadoria de Gestão Estratégica, Estatística e Projetos (Coges-TJTO) e aprovado pelo Tribunal Pleno em dezembro de 2020, o Planejamento Estratégico para o sexênio definiu a nova missão da identidade organizacional do Judiciário tocantinense: “garantir a cidadania através da distribuição de uma justiça célere, segura e efetiva”. Na ocasião, o coordenador de Gestão Estratégica, Estatística e Projetos, João Ornato Benigno Brito e sua equipe, apresentaram o balanço de 2022 e as metas para os próximos anos.
Também participaram da reunião, a vice-presidente do TJTO, desembargadora Ângela Prudente; a corregedora-geral de Justiça, desembargadora Maysa Vendramini Rosal; a vice-corregedora, desembargadora Jacqueline Adorno; os juízes auxiliares da Presidência, Rosa Maria Rodrigues Gazire Rossi e Roniclay Alves de Morais; os juízes auxiliares da Corregedoria, Arióstenis Guimarães Vieira e Esmar Custódio Vêncio Filho; a diretora do Fórum de Palmas, juíza Flávia Afini Bovo; a coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), juíza Silvana Maria Parfieniuk; representando a Associação dos Magistrados do Tocantins (Asmeto), o juiz José Eustáquio de Melo Júnior; a presidente do Sindicato dos Servidores da Justiça do Tocantins (Sinsjusto), Maria das Dores.
Como funciona?
São duas etapas de Reunião de Análise da Estratégica. Sendo que a primeira RAE de Líderes Ampliada, é uma preparação – com inclusão e exclusão de projetos e metas, mudanças de equipes e ajustes- para a segunda reunião, onde esses ajustes são acolhidos e, depois de analisados, todos os projetos passam pela aprovação da Presidência do TJTO.
Vale ressaltar que todas as metas e indicadores de boas práticas nos TJ’s são estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).