A Escola Municipal Maria Júlia Amorim Soares Rodrigues, localizada no Jardim Aureny III, promove no dia 7 de agosto, a partir das 19 horas, o lançamento oficial do projeto Cultivar Esportes, uma iniciativa que visa beneficiar crianças e adolescentes com aulas gratuitas de judô e vôlei. Durante a solenidade, também haverá a entrega dos uniformes e kimonos aos 140 participantes. A iniciativa conta com o apoio do apoio da Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed).
A escola já oferta os treinamentos prioritariamente a estudantes do 6º ao 9º ano, embora não haja um limite fixo de séries. Para participar, é necessário manter um bom comportamento, desempenho escolar satisfatório e comprometimento com os treinos. As atividades extraclasses acontecem no contraturno das aulas e, mesmo durante as férias, não foram interrompidas.
O projeto foi iniciado em fevereiro de 2025 por meio de parceria com Instituto Mais Ação e patrocínio da Motiva Aeroportos, viabilizado pela Lei Federal de Incentivo ao Esporte. Os participantes recebem uniformes completos e têm acesso à formação esportiva que prevê, além de aulas, participação em amistosos, festivais e passeios culturais, proporcionando uma experiência completa de desenvolvimento.
O diretor da Escola Municipal Maria Júlia, Júbio Pereira Pinto, explica que entre as demandas que recebeu ao assumir a direção da unidade, uma das mais urgentes era a falta de materiais esportivos, essenciais para o pleno desenvolvimento das atividades físicas escolares. Foi nesse contexto que recebeu o contato do representante do projeto Cultivar Esportes, que de forma gratuita oferecia os uniformes, kimonos, bolas, tatames e redes, além de professores especializados. A contrapartida da escola seria a estrutura física e o envolvimento dos alunos.
“Reconheci de imediato o potencial da iniciativa e sua importância para nossa comunidade escolar. Organizamos o espaço, divulgamos entre os alunos e iniciamos as atividades em março. Desde então, os treinos de judô e voleibol ocorrem regularmente e têm sido um sucesso entre os estudantes. Valorizamos essa parceria, que fortalece o esporte e valores como disciplina, respeito e superação”, disse.
O Instituto Mais Ação já celebrou parcerias em cidades como Londrina (PR), Navegantes (SC), Pelotas (RS), Petrolina (PE), São José dos Pinhais (PR), São Luís (MA) e Teresina (PI), totalizando 1.500 meninas e meninos entre seis e 16 anos praticando diversas modalidades.
Texto: Rogério Franco
1/1
Inspirada na força simbólica presente em parte de seu nome, Ita, que significa “pedra” em…
Com a proposta de promover alinhamento técnico e institucional, com troca de experiências, escuta qualificada…
A Presidência do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) e a Corregedoria-Geral da Justiça publicaram,…
Integrantes do Núcleo de Atendimento Integrado (NAI), que atuam diretamente com adolescentes em conflito com…
Servidores concluem curso de Elaboração de Projetos para Captação de Recursos Formação capacitou servidores sobre…
Prefeitura de Palmas participa do 3º Encontro de Lideranças Supermercadistas do Tocantins Evento, realizado nesta…